Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 20 de outubro

Olá Jornal
outubro20/ 2021

OKTOBER 2022
Após realizar uma Oktoberfest totalmente fora do habitual, a Assemp, entidade mantenedora do evento, projeta uma nova forma da festa da alegria para o próximo ano. Serão três finais de semana, buscando garantir melhor aproveitamento dos dias da programação. Tradicionalmente são as sextas, sábados e domingos os dias de maiores movimento no parque. Desta forma, a entidade espera garantir o mesmo público e fomentar novos negócios. A realização da 36º Oktober impulsiona a realização de outros eventos de maior porte ao longo dos próximos meses, apesar de restrições impostas pela pandemia. Além de Venâncio, que terá a Feira do Livro, Festival de Gastronomia e a Escolha das Soberanas, ainda entram na lista as programações de Natal e já no início do próximo ano a Expoagro Afubra. A festa da alegria deste ano foi uma amostra de como é possível organizar grandes eventos, mesmo com a exigência de controle de circulação.

CAMINHONETE X REFORMA
A licitação para a compra de uma caminhonete 4X4 para a Secretaria Municipal de Educação, ao custo estimado de R$ 250 mil gerou debates acalorados na sessão da Câmara de Vereadores desta segunda-feira, 18. Parlamentares de oposição ao governo do prefeito Jarbas da Rosa (PDT), questionaram a necessidade do investimento, frente ao cenário econômico atual. Ezequiel Stahl (PTB), destacou que não é contra a compra de veículos, porém, afirmou que o valor projetado é elevado, já que um carro popular ou utilitário menor poderia suprir a demanda. Elígio Weschenfelder (PSB), André Kauffman (PTB), Renato Gollmann (PTB) e Diego Wolschick (PTB) também criticaram a licitação. O processo de compra do novo veículo foi publicado no último dia 13 de outubro. A abertura das propostas está agendada para 03 de novembro. Ainda na reunião, os vereadores questionaram a divulgação de proposta para reforma do Gabinete do Prefeito. Kauffman destacou que irá buscar detalhes sobre o projeto. Até então, a informação divulgada por parlamentares envolve postagem de escritório de arquitetura que comunicou a apresentação e aprovação de projeto para revitalizar o gabinete oficial, entretanto, o poder público não divulgou informações sobre licitação ou possibilidade de investimento. A bancada de oposição promete ampliar o debate sobre o possível investimento na reforma da sala do prefeito.

LICENÇA-PRÊMIO
A Câmara de Vereadores se prepara para votar projeto de lei que prevê o fim da licença-prêmio para novos servidores públicos contratados pelo Município. O projeto vem gerando debates na Casa, e deve pautar as sessões nos próximos dias. Nesta segunda-feira, 18, o vereador Ezequiel Stahl (PTB) apresentou emenda à lei apresentada pela Administração Municipal, propondo que a nova regra passe a valer a partir de 2024. A medida, segundo o parlamentar, garantiria a nomeação dos aprovados no concurso público realizado neste ano com as regras atuais. O assunto também é pautado pelo Sindicato dos Servidores Públicos Municipais.

HOMENAGEM
A Câmara de Vereadores vai prestar homenagem à Daiara Stein, pela conqista do segundo lugar no Miss América Latina Del Mundo. A competição ocorreu na última semana na República Dominicana. A venâncio-airense tem se destacado nos concursos de beleza em nível nacional e internancional. Também já recebeu o título de rainha da 14ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim).

TABACO
O contrabando é um dos principais desafios do setor do tabaco. Reportagem nesta edição mostra que apenas 23 países possuem algum sistema de rastreamento, tema que será pauta na 2ª Reunião do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Tabaco (MOP2), de 15 a 18 de novembro. O grupo de trabalho teve encontros em 2019, no Panamá, e reuniões virtuais em 2020 e abril de 2021. O Brasil, que sofre com a ilegalidade, seria sede de um dos encontros em 2020, mas devido a pandemia o evento foi cancelado.

Olá Jornal