Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 1º de setembro

Olá Jornal
setembro01/ 2021

NOVO TEMPO NA OKTOBER
O novo formato da Oktober vem com a proposta de resgatar as tradicionais festas da cultura germânica. O desafio imposto por conta da pandemia mudou o ritmo da maior festa alemã do estado e uma das maiores do país. Na última semana a organização, que tem como presidente Roberta Pereira, detalhou o funcionamento das programações. Cultura e gastronomia são os principais focos para atração dos visitantes. O nome de Roberta para este novo momento é fundamental. Gerente do Sesc em Santa Cruz do Sul, a bagagem nesta função lhe confere experiência na medida que esta Oktober precisa. Sabe liderar com imprevistos e preparar eventos inovadores. Um exemplo está ocorrendo na cidade vizinha, que precisa ser acompanhado por Venâncio para projetar a 16ª Fenachim. A restrição de circulação e a exigência de vacinação, são as principais medidas para cumprir os decretos sanitários. O evento deve mobilizar mais de 2,5 mil trabalhadores temporários, oportunizando, nesta reta final de 2021, uma renda alternativa.

SUPORTE AOS BEBÊS
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de licitação para aquisição de kits natalidade. O material de enxoval e higiene do bebê conta com 16 itens e garante o primeiro suporte para os pais, após o nascimento. O material é composto por toalha de banho, cobertor, banheira plástica, macacões, mamadeiras, fraldas, travesseiro, pomada, lenços umedecidos, entre outros materiais. O investimento total projetado para 200 kits ultrapassa os R$ 156 mil. Estas cestas são destinadas para atendimento de famílias em situação de vulnerabilidade social. A licitação na modalidade registro de preços ocorre no dia 17 de setembro às 14h.

PASSAPORTE DE VACINAS
O assunto que gerou debates sobre a exigência de passaporte vacinal para participar de eventos públicos deve ganhar força nos próximos dias. Em Venâncio apresentar a carteirinha de vacinas já é realidade para ingressar no parque e demais eventos. A exemplo de países que exigem vacinação contra a febre amarela, a imunização contra a Covid-19 passa a fazer parte da nossa rotina. A exigência integra os novos protocolos sanitários, como forma de diminuir os riscos de surtos da doença a partir de eventos autorizados pelo poder público. Viajar para os Estados Unidos e Europa só é possível com apresentação da carteirinha, o chamado passaporte vacinal. Porque para participar de eventos maiores seria diferente? Os tempos são outros e os caminhos adotados buscam um fim para esta praga.

MOBILIZAÇÃO NA CAPITAL
O dia 07 de setembro promete ser de mobilizações em todas as regiões do país, em apoio ao presidente Jair Bolsonaro e pela democracia. Os movimentos mais importantes devem ocorrer em Brasília e nas capitais. De Venâncio Aires há previsão de caravanas seguindo no dia 07 para participar de eventos organizados na capital dos gaúchos. Há também previsão de participação de venâncio-airenses na manifestação projetada para a capital federal. A previsão é de pelo menos cinco ônibus saindo do município para participação dos atos em Porto Alegre.

TABACO EM FOCO
A pré-agenda da 9ª Conferência das Partes da Convenção Quadro para o Controle do Tabaco (COP9) e da 2ª Reunião das Partes do Protocolo para Eliminar o Comércio Ilícito de Tabaco (MOP2), que ocorrem em novembro deste ano, prevê o adiamento dos debates para 2023. Em matéria nesta edição, setor avalia o impacto para temas importantes como cigarro eletrônico e contrabando.

Olá Jornal