Confira a coluna do Olávo desta quarta-feira, 17

Olá Jornal
fevereiro17/ 2021

PERDA PARA A CIDADE
O encerramento das operações da UTC Brasil em Venâncio Aires pode representar um baque significativo na economia do município. A empresa estava entre as 10 maiores da cidade e tinha uma importância na empregabilidade dentro do setor tabacaleiro. A busca por alternativas para ocupar esta mão de obra e incrementar os tributos em outros negócios passa a ser um dos focos também do poder público. A atração de novas empresas têm sido prioridade dos governos, bons projetos de incentivos e contatos com empreendimentos fazem a diferença neste cenário incerto de economia nacional estagnada e dificuldades globais para empresas multinacionais. O cenário ainda é positivo para o setor do tabaco, muito em função do dólar alto, que facilita o comércio das companhias instaladas no Brasil, aumentando a lucratividade.

COMISSÃO QUER INTERMEDIAR
A Comissão de Educação, Indústria, Comércio e Turismo da Câmara de Vereadores quer intermediar conversa entre a direção da UTC Brasil e poder público. Segundo o vice-presidente da comissão parlamentar, vereador Elígio Weschenfelder (PSB), o grupo tentará agenda nos próximos dias com a empresa, após o anúncio de encerramento das atividades na unidade de Venâncio, na tentativa de negociar alternativas ao não encerramento das atividades. A comissão é formada ainda por André Kaufmann (PTB), na presidência e Janete Brandão (PSD), como membro.

CCS NA MIRA
Na última sessão da Câmara de Vereadores houve a aprovação de lei que extingue 22 cargos comissionados da estrutura administrativa da Prefeitura de Venâncio Aires. Os cargos em comissão serão pauta frequente nas reuniões do Legislativo Municipal, principalmente por ser promessa de campanha. O atual governo durante o período eleitoral defendeu corte de 30% destas indicações, se comparado a gestão anterior. A bancada de oposição pretende fazer desta a principal demanda de análise na Transparência Municipal. A extinção de cargos deste tipo podem voltar ao debate, com novos cortes propostos inclusive por vereadores da bancada oposicionista. Na última semana, o vereador André Kaufmann (PTB) encaminhou Pedido de Informações ao Governo Municipal. No documento o parlamentar solicita listagem especificada dos cargos e valores salariais de cargos em comissão e funções gratificadas (FGs), ocupados na Gestão 2017/2020. O pedido também solicita listagem dos cargos ocupados na atual gestão.

AGENDA EM BRASÍLIA
O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) cumpre agenda em Brasília entre os dias 22 e 25 de fevereiro. O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), vai acompanhar o gestor. As atividades englobam visitas aos deputados federais, senadores e busca por informações nos Ministérios, sobre programas e projetos encaminhados pelo Município.

OBRAS NA CÂMARA
A Câmara de Vereadores ficará fechada até sexta-feira, 19, em razão das obras no prédio do Legislativo. A Casa também desativou nesta semana os servidores da rede, conexões da central telefônica e internet. Diante disso, o funcionamento do Parlamento até sexta-feira fica inviabilizado, já que os servidores não terão acesso às informações necessárias para o normal exercício de suas atividades. O Legislativo volta a atender ao público na segunda-feira, 22. A próxima sessão ordinária ocorre no dia 24 de fevereiro, às 19h.

CAFEZINHO
O Portal da Transparência da Prefeitura de Venâncio Aires lista compras feitas pelo Gabinete do Prefeito nos primeiros dias de governo. Até o momento foram empenhados R$ 1.028,90 para aquisição de café, açúcar e caixas de chá. Os itens são destinados a sala do prefeito, sala de reuniões e repartições públicas na sede administrativa. Em 2020, foram gastos R$ 804,00 com café no mesmo setor.

Olá Jornal