Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 16 de junho

Olá Jornal
junho16/ 2021

NOVAS OBRAS
Após garantir os recursos para o término da pavimentação em Linha Sapé, as lideranças políticas do município miram outros investimentos a partir de convênios com o Estado. Entram na lista a pavimentação da ERS-244 e a obra em Linha Picada Nova, que ganhou destaque nesta segunda-feira, 14, durante a sessão da Câmara de Vereadores. O projeto que faz parte do Pac dos Frigoríficos, liga a RSC-287 até o Aviário Bom Frango. A proposta do presidente da Casa, vereador Tiago Quintana (PDT), é de criar uma comissão entre os vereadores para discutir o investimento e garantir empenho junto ao Estado de recursos para o asfaltamento. O plano busca ligar na malha rodoviária as principais plantas frigoríficas do município.

INSS
Outra pauta que deve ganhar força na Câmara de Vereadores é a busca pela retomada dos atendimentos presenciais na agência do INSS de Venâncio Aires. O assunto ganhou destaque nesta segunda e busca resolver demandas dos venâncio-airenses que precisam utilizar os serviços da agência, porém a unidade segue transferindo atendimentos presenciais para outras cidades. Uma frente de trabalho deve ser criada no Parlamento Municipal para buscar medidas de retomada das atividades presenciais.

REGULARIZAÇÃO
A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação iniciou trabalho de regularização de terrenos em Venâncio Aires. A ação busca garantir a escritura do lote aos proprietários que adquiriram áreas em loteamentos considerados irregulares. Atualmente, no município, existem ao menos 20 loteamentos irregulares que precisam de regulamentação para garantir posse aos proprietários que adquiriram lotes.

REALIDADE DO ENSINO
Uma pesquisa realizada pelo Conselho Nacional de Juventude (Conjuve) com 68.144 jovens aponta para uma triste realidade em tempos de pandemia. Mais da metade (56%) dos jovens de 15 a 29 anos que estão atualmente afastados das aulas do ensino médio ou superior interromperam seus cursos durante a pandemia. Além disso, quatro em cada dez entrevistados admitiram ter pensado em desistir dos estudos devido aos impactos da Covid-19 em suas rotinas. As respostas foram colhidas entre os dias 22 de março e 16 abril, com a perspectiva de identificar os impactos da pandemia para os cerca de 50 milhões de jovens brasileiros. Os dados também impactam nas universidades particulares, que a cada dia vêm o número de alunos diminuírem. Tempos de desafios para os gestores das instituições de ensino superior, e para as famílias manterem os jovens nas salas de aulas.

CIGARRO ELETRÔNICO
O projeto regulatório da Anvisa que trata dos Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF’s) teve ampla participação do público durante consultas realizadas para aprovação da Agenda Regulatória 2021-2023. Durante o processo, a sociedade poderia se manifestar sobre projetos já em andamento e sugerir novos. Além da grande mobilização, reconhecida pela própria agência, o que chama atenção é a sugestão do público para que o tema seja um projeto regulatório, o que já é. Os 146 pedidos, dentro de um universo total de 410, leva a conclusão de que os brasileiros não sabem que o seu país está avaliando a regularização destes produtos. Se não sabem, estaria faltando publicização do tema por parte da Anvisa? Qual o impacto dessa desinformação no debate mais aprofundado sobre o assunto, com a contribuição social? Eis as questões.

Olá Jornal