Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 15

Olá Jornal
dezembro15/ 2021

EXPOAGRO EM PREPARAÇÃO
A Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) trabalha na preparação da Expoagro, que ocorre em março do próximo ano. Após duas edições canceladas, a entidade confirma a organização e busca discutir os protocolos sanitários durante a pandemia. Segundo o coordenador do evento, engenheiro agrônomo Marco Antônio Dornelles, a revista da próxima edição, com os detalhes da feira, já está em fase de finalização. Ainda havia dúvidas sobre a realização, por conta das novas variantes da Covid-19. Em Venâncio Aires uma amostra da potencialidade da feira ocorreu no último sábado, 11, com a 2ª edição do Dia de Campo da Afubra. A retomada do evento em Rio Pardo entre os dias 23 e 26 de março promete mobilizar produtores e focar na modernização da agricultura familiar.

AGERGS ACIONADA
A situação da RSC-287 tem pautado reclamações na Câmara de Vereadores, seja por buracos, má sinalização e desníveis no trecho de Venâncio Aires. Na última sessão do Legislativo Municipal foi aprovada moção de apelo direcionada à Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), e à Rota de Santa Maria (Grupo Sacyr), para que fiscalize a atuação na RSC-287 da empresa responsável pela manutenção da estrada. A moção foi proposta pelo vereador Elígio Weschenfelder (PSB), que busca melhorias na rodovia em especial no trecho entre o trevo de acesso ao município e a ponte de Vila Mariante. A agência é o órgão responsável por fiscalizar o andamento dos serviços privatizados do Estado, o que já deveria ter ocorrido por conta da situação da estrada em alguns trechos.

QUESTIONAMENTOS AO HOSPITAL
Na sessão desta segunda-feira, 13, o vereador Renato Gollmann (PTB) utilizou o seu tempo de tribuna para questionar o atendimento do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). O parlamentar relatou a situação vivida pela sua família, com o nascimento do neto. A nora foi à casa de saúde por duas vezes, após o rompimento da bolsa. Porém, foi encaminhada para casa após exames. Entretanto, após se sentir mal, precisou de uma cesárea de urgência. O relato do parlamentar se soma a outros apontados por vereadores nos encontros semanais sobre atendimentos de saúde na cidade. O presidente da Casa, Tiago Quintana (PDT), sugeriu convidar a direção do HSSM para explicações.

VOTAÇÃO EMENDAS
A Câmara de Vereadores realiza na próxima sexta-feira, 17, às 17h sessão ordinária de forma antecipada (referente ao dia 27) para a votação das emendas impositivas propostas pelos vereadores e bancadas ao orçamento municipal para 2022. No total são R$ 5,3 milhões direcionados para indicações dos parlamentares ao orçamento do próximo ano. Serão votadas mais de 180 emendas propostas e já lidas no expediente da reunião ordinária do dia 13.

ESTIAGEM
Apesar da chuva prevista para a semana, a seca tem preocupado o setor primário, já que culturas como milho e soja sofrem no período de estiagem deste ano. A tendência é de piora nos meses de janeiro e fevereiro, tradicionalmente mais secos no Rio Grande do Sul. Em Venâncio Aires, por conta da situação, a busca por alternativas para o abastecimento ganha força, com a criação de um lago artificial. Um projeto inicial foi apresentado pelo presidente da Comissão Parlamentar sobre a Crise Hídrica, o vereador Benildo Soares (Republicanos). No mesmo sentido, um pedido de informações será enviado à Corsan, de autoria do vereador Tiago Quintana (PDT), que busca detalhamento pela estatal dos planos para garantir o abastecimento de água. O Monitor de Secas, feito pela Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), aponta que no Rio Grande do Sul, entre setembro e outubro, se manteve com 100% de seu território com seca, condição que permanece há 13 meses consecutivos: desde outubro de 2020.

PRESTANDO CONTAS
A vereadora Sandra Wagner (PSB) realiza nesta quarta-feira, 15, às 14h encontro com a imprensa para prestar contas do ano no novo mandato. A parlamentar fará apresentação dos projetos apresentados e contatos realizados com deputados para a busca de recursos ao Município.

Olá Jornal