Confira a Coluna do Olávo desta quarta-feira, 03

Olá Jornal
fevereiro03/ 2021

SEM LEITE CONDENSADO
Nas compras públicas de Venâncio Aires ao longo de 2020 o item mais polêmico da semana na política nacional, o Leite Condensado, não consta no carrinho de supermercado. Anualmente o Município abre processo de licitação para aquisição de alimentos destinados às escolas públicas. O produto mais falado dos últimos dias, gerou polêmico pelo gasto de R$ 15 milhões no Governo Federal. Sem brigadeiros, beijinhos e cajuzinhos para os alunos na rede municipal. A lista de compras contempla outros itens como bolachas, geléias e leite. Aliás, este último tem projeção anual de consumo de 50 mil litros. No último processo de licitação para compras, realizado em abril de 2020, o custo do leite pago pelo Município era máximo de R$ 3,31 por litro. Na merenda escolar a prioridade são os produtos da agricultura familiar e com menor processamento industrial.

REFORMAS NA CÂMARA
O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT) afirmou nesta segunda-feira, 1º, que as reformas do Parlamento Municipal seguem ocorrendo dentro do cronograma. A prioridade no momento é a revitalização do telhado, por conta das goteiras e infiltrações. A prioridade é garantir a recuperação da estrutura do teto, também por questões de segurança, já que partes do forro de gesso já caíram. As melhorias devem seguir ao longo do primeiro semestre.

NO ESCURO
Por falar em reformas, na sessão desta segunda-feira, 1º de fevereiro, um possível curto circuito ocorreu, deixando parte do plenário Vicente Schuck no escuro. A situação constrangedora prova a necessidade de melhorias na casa do povo. Além do prédio, a estrutura elétrica e hidráulica do local será revisada.

PROTESTO
O vereador Elígio Weschenfelder (PSB) propôs na última sessão a realização de mobilizações populares na RSC-453 para a implantação de semáforos no cruzamento da rodovia entre os bairros Macedo e Brands. O local é palco de acidentes e registra congestionamentos em horários de pico. A situação por anos foi verificada também na rótula de acesso ao bairro Coronel Brito. A necessidade de melhorias no trecho é pauta antiga e a proposta de manifestação, defendida pelo vereador Muchila, busca pressionar a EGR estudar alternativas à segurança do trânsito no local. Uma moção foi aprovada, de autoria do parlamentar, para ser direcionada à concessionária da rodovia. O assunto deve evoluir nas próximas semanas.

MENOS FUMANTES
Segundo o Ministério da Saúde, nos últimos 13 anos, ocorreu uma diminuição de quase 40% em relação ao uso de tabaco no Brasil. Conforme a pesquisa, menos de 10% dos brasileiros possuem o hábito de fumar. Estes dados mostram que nos últimos anos aconteceu uma mudança na vida das pessoas, com a procura de uma melhor qualidade de vida. Com o acesso mais facilitado da informação, a população está mais consciente em relação aos riscos e doenças que o tabagismo pode trazer.

EVOLUÇÃO DOS CCs
Com o giro da folha de pagamentos no primeiro mês do ano na Administração Municipal, é possível acompanhar o número de CCs e FGs nomeados pelo atual Governo. A análise dos números é feita pelo Olá Jornal desde 2016 e faz parte das ações de transparência das movimentações do poder público. O cidadão também deve fazer este acompanhamento no Portal do Município.

FURA-FILA
O Ministério Público do Rio Grande do Sul lançou um grupo de fiscalização para apurar casos dos chamados fura-filas na vacinação contra a Covid-19. Até o momento o órgão já recebeu 285 denúncias de casos do tipo no estado. A região do Vale do Rio Pardo não está na lista.

Olá Jornal