Conferência Municipal discute ações de cultura para os próximos 10 anos

Fernando Uhlmann
novembro09/ 2016

Nos dias 11 e 12 de novembro a Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo realiza a 3ª Conferência Municipal de Cultura. Unindo representantes de diversas áreas artísticas de Venâncio Aires, o evento ocorre a partir das 13h na Câmara de Vereadores e traz como uma das principais propostas o diálogo entre instituições, realizadores culturais e comunidade. Além disso, o momento será de debates acerca do Plano Municipal da Cultura, que prevê metas e projetos para os próximos 10 anos.

Conforme o Secretário da Cultura, Esportes e Turismo, Thomás Lenz, a Conferência “é a chance da sociedade dar sua voz na Gestão da Cultura do município”. Para garantir a organização do evento, bem como a efetividade da discussão sobre o Plano decenal, o Secretário acredita que os fatores determinantes sejam “planejamento e participação dos interessados”.

A discussão em torno das metas para o Plano deve ocorrer em três etapas. De acordo com o Secretário, no sábado, 11, será feita uma leitura das metas, para que os participantes cadastrados possam se manifestar. “Após leitura de todas as metas, inicia a rodada de inscrições, na qual os inscritos farão a defesa ou crítica ao destaque. Após, a plenária tem direito a se manifestar”, informa.

Já na parte da tarde a plenária será dividida em 3 grupos. “Um grupo irá debater a Dimensão Econômica, outro a Dimensão Simbólica e o terceiro a Dimensão Cidadã. Após conclusão desta fase do debate nos grupos, inicia-se a fase de votação geral. Teremos 3 tipos de voto: a favor, contra, abstenção”, frisa o secretário.

Depois das discussões em torno dos temas, o desafio é colocar em prática. E para tirar as metas do papel, o Secretário reforça a importância de ter o apoio da Administração Municipal na execução do Plano. “A Gestão Municipal terá as condições ideias para pôr em prática o exercício do Plano que tem como instituição fiscalizadora o Conselho Municipal de Políticas Culturais, criando as condições para receber recursos do Fundo Nacional de Cultura”.

As metas que a Sec. de Cultura, Esportes e Turismo levará para a Conferência foram elaboradas em conjunto com o Conselho de Política Cultural e com os Colegiados Setoriais. Os interessados em participar da Conferência poderão se inscrever clicando aqui ou no local do evento, no dia 11, das 13h às 22h e no sábado das 8h30 às 9h30.

CENTRO DE CULTURA

Para o Secretário Thomás, o Plano de Cultura é o centro. “Ele é instrumento fruto do debate entre as instituições que compõem o Sistema Municipal de Cultura, portanto é o documento público referencial das ações Culturais projetadas para os próximos 10 anos. É importante salientar que embora o Plano seja decenal é papel das instituições que compõem o sistema analisar a sua aplicabilidade nas conferências seguintes”, aponta. Apesar disso, o secretário afirma a importância e abrangência do projeto para o município. “Dentro de todos os encontros com os Colegiados Setoriais, sempre é tocado neste assunto. É uma importante meta, pois abrigará as mais diversas manifestações culturais da cidade e região, estando apto inclusive a receber espetáculos nacionais e até internacionais”.

Fernando Uhlmann