Conferência estabelece desafios para Cultura de Venâncio em 10 anos

Fernando Uhlmann
novembro14/ 2016

Documento aprovado traz 41 metas para avançar em diferentes áreas e segmentos da arte, andando ao lado da educação.

Venâncio Aires  aprovou metas a serem colocadas em práticas até 2026. Passados entre seis e sete meses de intensos trabalhos, com reuniões entre colegiados e a formação do novo Conselho Municipal de Política Cultural, a aprovação trouxe desenvolvimento às áreas culturais.

Na última semana, durante dois dias, a Câmara de Vereadores foi sede da terceira edição da Conferência Municipal de Cultura. Um dos momentos de destaque ocorreu na tarde do sábado, 12, quando houve debates e votação em torno das 41 metas planejadas e propostas.

Desvinculação

O prefeito eleito, Giovane Wickert, também se fez presente por alguns minutos no evento. Em seu pronunciamento, trouxe à tona uma proposta de desvinculamento das Secretarias de Cultura, Esportes e Turismo.
Apesar dessa vontade, o futuro líder do Executivo Municipal afirmou que isso ainda não será viável em 2017. “Pois muitos municípios vão fechar secretarias, ou vincular outras. Hoje um administrador público está na ponta do precipício”, relatou Wickert. O gestor ainda pediu apoio do Conselho de Política Cultural para brigar pelas demandas do setores artísticos.

Fernando Uhlmann