Concha acústica e anfiteatro estão entre propostas para o Centro de Cultura

Janine Niedermeyer
setembro17/ 2016

Propostas e alternativas para o futuro Centro Municipal de Cultura de Venâncio Aires não faltam por parte da comunidade artística e arquitetônica. Representantes dos segmentos estiveram reunidos em evento aberto para população, na noite de quarta-feira, 14, na Biblioteca Pública.

Na oficina trabalhada para coletar sugestões, ideias variadas surgiram, englobando questões como estrutura administrativa no local, espaços multiuso, áreas comerciais (para fomentar financeiramente o Centro), concha acústica, salas de oficinas, mirante, biblioteca, estacionamento, atêlies, acessibilidade e áreas verdes.

O ponto de partida para isso foram os questionamentos colocados pelo mediador do encontro e diretor do Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB-RS), Marcelo Arioli Heck, que trouxe ao município a caravana da arquitetura, a pedido da Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo.

O profissional partiu de três questionamentos para que os presentes trabalhassem: A importância do Centro?; Atividades que poderão ser abrigadas?, e Quais atividades e ações poderiam ser associadas objetivando a viabilidade financeira do local?.

ESTRUTURA

Cerca de 30 pessoas participaram e se dividiram em quatro grupos, onde por aproximadamente 20min debateram sugestões a serem elencadas. Dali surgiram propostas, entre elas a necessidade do Centro de Cultura possuir um espaço para eventos que pudessem abrigar entre 500 à 1.000 pessoas sentadas.

Uma denominada concha acústica foi algo também incluído, para que grupos possam livremente se apresentar no local sem a necessidade de pedir autorizações prévias. Outro item que foi unanimidade é a necessidade de um bar/lancheria para consumação do público e até mesmo que gere recursos em prol do Centro, através do aluguel do espaço, por exemplo.

Em termos administrativos, o indicado pelos grupos foi da Secretaria de Cultura estar localizada junto ao prédio e que o acesso ao Centro esteja bem estruturado, especialmente em termos de pavimentação, com vias especifícas para quem circula a pé ou de bicicleta.

SUGESTÕES
Pensou em algo que pode ser útil ou deveria constar no futuro Centro de Cultura? Até o dia 23 de setembro, a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo receberá sugestões através do e-mail [email protected]. Envie sua opinião ou proposta até esta data, que poderá ser aproveitada no Programa de Necessidades da obra.

Matéria completa na edição impressa ou online do Olá Jornal!

Foto: Maicon Nieland

Janine Niedermeyer