Comunidade se une para criar espaço de acolhimento aos acompanhantes de pacientes do hospital

Guilherme Siebeneichler
agosto16/ 2017

A partir de sugestão da vereadora Helena da Rosa (PMDB), de criar uma Casa de Acolhimento para acompanhantes de pacientes internados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). Com a instalação da UTI, moradores de outros municípios são atendidos, e por vezes, familiares sem condições financeiras não contam com apoio para pernoite, alimentação ou descanso.

Buscando reverter a situação, a comunidade, mais uma vez, se une e forma uma comissão que trabalhará ações para criar um espaço adequado de acolhimento. A Secretaria de Desenvolvimento Social e Habitação, que no mês passado inaugurou o albergue municipal temporário, destinou uma área da casa para prestar apoio aos acompanhantes dos pacientes do HSSM.

A medida é uma alternativa até o próximo ano, quando o Município já confirmou apoio para a instalação de uma casa de forma permanente. Uma reunião foi realizada no Plenarinho João Jorge Hinterholz na noite desta terça-feira, 15 para formalizar parcerias.

Uma comissão foi formalizada e criarão regras para uso da estrutura de acolhimento do município. Além disso, um registro de famílias voluntárias também será efetuado para garantir suporte em residências do município para familiares. O novo encontro será realizado no albergue municipal às 15h na próxima terça-feira, dia 22.

NÚMEROS

Segundo a direção do HSSM ao longo de 2016 foram recebidos na estrutura de atendimento 63 pacientes em outros municípios do Rio Grande do Sul. Até julho de 2017 foram 20 registros do tipo. Nesse levantamento não constam as cidades da microrregião, que possuem o hospital venâncio-airense para referência (Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde).

Desta primeira reunião, além de vereadores, participaram membros das comunidades religiosas, secretários municipais e clubes de serviços.

 

Guilherme Siebeneichler