Comunidade pode ajudar a contar histórias para o segundo áudio livro do projeto que fala sobre protagonismo feminino

Olá Jornal
maio03/ 2018

No ano de 2017 o município de Venâncio Aires se destacou no quesito educação. Diversos trabalhos de pesquisa da rede municipal foram premiados, apresentados, outros viraram WebSérie no canal do Youtube da Prefeitura.

Mas um trabalho do 9º Ano da EMEF Alfredo Scherer premiado com o 1º Lugar na Mostratec Júnior e selecionado para participar da XI Fecitec Girasoles – Paraguai- está em pleno vapor.  O trabalho “O protagonismo feminino em histórias reais, narradas para crianças em um audiolivro” está lançando o segundo CD Elas por Elas e precisa da ajuda da comunidade para contar novas histórias e dar continuidade à contação.

A segunda edição visa contar histórias de mulheres Venâncio-airenses que são motivo de inspiração. As histórias serão recebidas do dia 4 a 31 de maio através de formulário online. Após será feita uma seleção das histórias e o grupo fará uma pesquisa para conta-lá no segundo audiolivro. As mulheres podem ser vivas ou até mesmo alguma que tenha nos deixado.

Os interessados podem escrever a história para o e-mail projetoaudiolivro2017@gmail.com, informando nome do informante, endereço, telefone, idade e e-mail. Além disso, incluir os dados da mulher indicada, nome completo, idade, profissão, telefone, e-mail(se tiver) e breve história inspiradora de até 15 linhas.

Relembre o projeto

O trabalho teve início no Dia Internacional da Mulher, 8 de março, em 2017 em uma das aulas de arte ministrada pela Professora Fernanda Saldanha. Ela conta que com homenagens alusivas ao dia, o 9º ano se mostrou preocupado com as referências que as crianças tinham sobre as mulheres, e pensaram em uma forma de contribuir para mudar essa ideia e também dar às crianças a oportunidade de conhecer histórias de mulheres reais, que foram protagonistas de sua própria vida.

Escolheram cinco mulheres com destaque na sua área de atuação para que elas fossem personagens de um audiolivro infantil. Escreveram com uma linguagem voltada ao público infantil, gravaram os áudios e editaram as narrações.

As mulheres escolhidas foram: Frida Kahlo (mulher que teve a vida marcada por tragédias), Carolina Maria de Jesus (Catadora de lixo, que foi encontrada por um jornalista e assim conseguiu publicar um livro), Malala (Menina paquistanesa que lutava pelo direito das meninas de irem à escola), Caá-Yari (Índia que disseminou a erva-mate), e Anne Frank (menina judia, que foi morta pelos nazistas).

Após, as turmas entre 1º e 5º Ano das escolas do Município começaram a recebendo esse audiolivro infantil e as alunas, juntamente com a professora, e em parceria com a Secretaria de Educação, oportunizam as crianças conhecerem histórias reais de mulheres fortes, que foram protagonistas de sua própria vida, através da contação das histórias.

Olá Jornal