Comunidade do Bairro Tirelli aprova o projeto “Compostagem do Balde”

Olá Jornal
maio11/ 2018

Aconteceu na tarde desta quinta-feira, 10, o lançamento do projeto piloto de Compostagem do Balde. O bairro pioneiro é o Loteamento Tirelli, a composteira foi feita no Planeta Vivo, espaço verde do bairro.

Moradores, o Prefeito Giovane Wikcert, o Secretário de Meio Ambiente Clóvis Schwertner, representantes da ONG e o coordenador da Conesul estiveram no local para demonstrar a composteira.

Durante o ato de pronunciamentos Schwertner destacou que o lixo é um problema ambiental, e que a comunidade serve de exemplo, “é um trabalho pequeno, mas que precisa ser valorizado pois tem um símbolo muito grande, isso mostra que o bairro está sensibilizado com o destino dos resíduos orgânicos”.

A Coordenadora da ONG Planeta Vivo Izolde da Silva comenta que “é muito bom aprender com a natureza de uma forma prática, devolvendo à ela o que ela nos ofereceu”.

O Prefeito comentou sobre o aumento da produção ocasionando muitos resíduos. “O lixo orgânico pode e deve voltar à natureza, não precisa ser desperdiçado esse rico adubo natural. São iniciativas assim que estimulam, temos em Venâncio um grande exemplo comunitário, espero que vocês sirvam de modelo para outras comunidades”. Wickert também lembrou que a composteira garante descontos no IPTU Mais e “esta é uma das iniciativas mais fáceis de se ter em casa”, finalizou o gestor.

No total participam 20 famílias, onde cada recebeu um balde de 10 kg. Cada família recolherá 1 kg em dois dias da semana. Serão reutilizados 400 kg de material orgânico por semana totalizando 1600 kg no mês. Uma economia de 250 reais por tonelada ao mês, custo que o município tem com a Usina, que envolve todo o processo, desde recolher até enterrar.

Olá Jornal