Comunidade de Venâncio Aires discute estacionamento rotativo

Guilherme Siebeneichler
março16/ 2017

A Câmara de Vereadores sediou nesta quinta-feira, 16, audiência pública sobre o sistema de estacionamento rotativa. Motoristas, agentes de trânsito, vereadores e representante da empresa Rek Parking que administra os parquímetros, integraram as discussões. Multas, tempo mínimo, vagas de estacionamento e preços foram as principais pautas de debates.

Atualmente a lei exige 5% das vagas são destinadas para idosos e outras 2% para deficientes do total de 637 áreas para estacionamento. Entretanto as vagas são sinalizavas pelo departamento de trânsito municipal.

O ponto mais polêmico dos debates foi a aplicação de notificação por não pagamento do estacionamento no ovalor de R$ 14. Se o motorista não quitar o valor em 24h e o comprovante for flagrado pelos fiscais de trânsito, o condutor será autuado em R$ 195,00 considerado infração gravíssima. Em média são notificados 250 veículos em Venâncio por dia.

A audiência pública, proposta pela vereadora Sandra Wagner (PSB), teve o objetivo de aprimorar o sistema de estacionamento rotativo. Entre as propostas está a extensão do prazo para quitar a notificação. Por meio de decreto o Município poderá alterar as regras do rotativo assinado pelo prefeito Giovane Wickert (PSB).

Outra sugestão é a inclusão do sistema levando em conta a placa do veículo. Até o dia 15 de abril será iniciado a obrigatoriedade da inclusão da placa no ticket. Além disso, a criação de um sistema que permita aos comerciantes a inclusão de créditos de forma online nos estabelecimentos comerciais da cidade.

Guilherme Siebeneichler