Comunidade de Picada Mariante recebe rede elétrica trifásica

Olá Jornal
junho23/ 2020

Antiga demanda da comunidade de Picada Mariante está resolvida. Nesta segunda-feira, 22, o Prefeito Giovane Wickert, o Vice-Prefeito, Celso Krämer e o Secretário de Desenvolvimento Rural, Gilmar Möhr, estiveram na localidade para verificar a finalização da obra de instalação do transformador que alterna a rede elétrica de mono para trifásica. No sistema trifásico, geralmente utilizado nas regiões urbanas por indústrias ou no interior rural, a rede elétrica é caracterizada por três ondas monofásicas que trabalham juntas. A tensão trifásica no Brasil equivale a 220 e 380 Volts. A vantagem de ter energia trifásica é o uso de menos material para entregar a mesma potência de um monofásico equivalente, diminuindo as despesas e possibilitando geradores e condutores menores e mais leves. Além disso, os motores trifásicos estão menos propensos a quedas inesperadas de energia.

Para os proprietários da agroindústria Massas Donana, Roni Silva e Ana Maria Guimarães, existente há 17 anos na região, a chegada deste transformador é solução de um problema e concretização de um desejo muito antigo. “Estávamos com a mesma rede há mais de 40 anos. Ao todo, hoje, são dez moradores utilizando a mesma rede monofásica e tínhamos que cuidar com o excesso de itens ligados dentro de nossas casas para não puxar energia demais e cair a energia e a chave de resistência. Colocamos ar condicionado, mas usar como? Fora os 14 freezers da agroindústria que nunca pudemos ligar todos ao mesmo tempo”, conta Silva.

Segundo Ana Maria, a produção antes da instalação do transformador – e também antes do início da pandemia da Covid-19 – já chegou à marca de cinco mil pastéis por semana, sendo este o produto carro-chefe da agroindústria que possui também, outros itens. Agora, com a melhoria, o objetivo é aumentar a produção em até 30%. “Nossa organização tinha sempre horários alternados de produção para não sobrecarregar a rede. Muitas vezes às 5h30min da manhã a produção já estava a todo o vapor. Tínhamos que cuidar mesmo para não ultrapassar o limite e ficar sem luz. Agora não! Dá para ligar tudo sem medo de ficarmos sem energia. Depois que terminar esse momento difícil de pandemia nossa meta é aumentar a produção em 30%, podendo ser mais, sem medo”, complementa.

A troca de fase na rede elétrica auxilia também propriedades rurais de tabaco, milho e de agricultura de subsistências, como a do produtor Manoel Fernando Silva. Ele conta que “é motivo de alegria ver esse progresso da região. Agora dá para a gente investir em coisas para melhorar o dia. Tem rede forte e não vai mais cair a luz”.

Para o Prefeito Giovane Wickert, esse é um feito que beneficia famílias e o pequeno produtor, seja ele da lavoura ou da agricultura familiar. “O momento é de crise, a economia míngua e qualquer investimento precisa ser muito planejado. A concretização de um anseio que, segundo o morador, é esperado por ele desde os seus 12 anos é motivo de muita felicidade para essa gestão. O Vice-Prefeito, Celso Kramer, que é da região sabe que esse progresso garante futuramente ao produtor, mais rentabilidade no seu negócio. Então esta é mais uma solicitação antiga da comunidade, que a Administração, conjuntamente com a RGE, consegue atender e mudar suas rotinas, com mais qualidade de vida”.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal