Comunidade aponta situação financeira como maior preocupação ao candidato à reitoria da Unisc

Olá Jornal
novembro10/ 2021

Até o fim da semana será divulgado o resultado do processo eleitoral da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), que conta com a candidatura única do professor radicado em Venâncio, Rafael Henn. Ao longo do período de campanha, encerrado na última sexta-feira, 05, acompanhado da candidata à vice, Andreia Valim, os postulantes ouviram demandas, sugestões e preocupações. O futuro da instituição figura entre os principais questionamentos, especialmente sobre as finanças.

Desde 2015 todo o ensino superior do país viu as formas de financiamento público se esgotarem. A política federal de crédito foi reduzida, exigindo mudanças administrativas em todas as instituições. Na Unisc não foi diferente, e segundo Henn, a lição de casa foi feita. Para ele, a preocupação da comunidade sobre as finanças é válida, porém atualmente a gestão financeira está equilibrada.

“A situação financeira da Universidade foi a principal dúvida que escutamos nas conversas. Precisamos informar a comunidade que a Unisc vem de um processo de adequação, fizemos a lição de casa e agora já conseguimos vislumbrar pequenos crescimento de alunos e contas positivas,” destaca Henn.

EQUILÍBRIO
Conforme o docente, as contas da universidade em 2019 e 2020 ficaram no azul, e a projeção para 2021 é de manter neste patamar. “Desde 2019 equilibramos o orçamento, deixando o resultado no azul, em 2020 tivemos um pequeno lucro e a projeção é de manutenção em 2021 no positivo. Podemos tranquilizar a comunidade acadêmica desta realidade. Mas isso não quer dizer que podemos desviar o foco, o período sempre será de atenção ao orçamento para manter o futuro da instituição,” afirma.

ELEIÇÕES
A eleição para a gestão 2022/2025 iniciou nesta terça, 09, e vai até quinta-feira, 11. A expectativa é de divulgação do resultado até sexta-feira, 12. Podem votar docentes; estudantes de graduação (presencial e EaD), de pós-graduação lato sensu (presencial e EaD) e de pós-graduação stricto sensu; técnicos administrativos; e associados efetivos da Assembleia Geral Comunitária da Apesc. Além do processo eleitoral para reitoria, ocorre a votação para Chefe e Subchefe de Departamentos; Coordenador e Subcoordenador de Cursos de graduação; e Coordenador e Coordenador Adjunto de Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu (PGSS).

Em abril do próximo ano deve ser realizada a eleição para a Associação Pró-Ensino em Santa Cruz do Sul (Apesc), mantenedora da Unisc, Hospital Santa Cruz, Educar-se e Cepru.

Olá Jornal