Comude quer 25 pontos de votação para Consulta Popular

Guilherme Siebeneichler
junho18/ 2018

O Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) se prepara para a votação da Consulta Popular. O processo do orçamento participativo ocorre entre os dias 26, 27 e 28 de junho. A proposta da comissão é de envolver a comunidade venâncio-airese, com a demandas do orçamento participativo. A expectativa é de contar com 25 pontos de votação na área central, prédios públicos e escolas.

Conforme a presidente do Comude, os clubes de serviços e uma equipe da Prefeitura irão se envolver na coleta de dados. Jalila Bohm Heinemann afirma que ao longo da semana serão discutidas as ações locais para a coleta dos votos. “É um momento importante para participar da escolha das prioridades do orçamento estadual. Precisamos escolher ações que possam melhorar setores e pontos do nosso município.”

ÁREAS DE INTERESSE

Dos 10 itens listados na cédula de votação da Consulta Popular, Venâncio Aires deve indicar três áreas para investimentos. Na segurança pública, o reaparelhamento dos órgãos de segurança e o cercamento eletrônico. Outro voto indicado será a Regionalização do Turismo, além da área da educação, com a Implementação de Espaços pedagógicos que favoreçam a aprendizagem.

Os quatro projetos que tiverem o maior número de votação serão aprovados. Cada eleitor poderá votar em apenas um projeto.

PROCESSO

Os cinco mais votados serão contemplados com valor igual de 20% dos R$ 2.902.629,78 que a região terá disponível. Para votar, o cidadão deve estar dotado de título de eleitor e acessar o site da Consulta Popular (www.consultapopular.rs.gov.br) entre os dias 26, 27 e 28 de junho. A mobilização dentro dos municípios será importante, pois cada um precisa atingir um percentual mínimo a fim de que seja contemplado com recursos.

Na Capital do Chimarrão são necessários no mínimo 2,2 mil eleitores participantes no processo, já que pelas regras da Consulta Popular é necessário o mínimo de 4% do eleitorado total das cidades.

Guilherme Siebeneichler