Compra de novo lote de testes para Covid-19 em avaliação pela Secretaria municipal de Saúde

Olá Jornal
setembro03/ 2020

Com quase 10 mil testes rápidos aplicados em Venâncio Aires, a Secretaria Municipal de Saúde avalia a compra de um novo lote para a testagem em massa. O assunto estará em discussão nesta semana, com avaliação da demanda de ampliação das formas de testagem em pontos volantes. Deverão ser adquiridos mais cinco mil exames. Inicialmente foram adquiridos por meio do Consórcio de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), 15 mil testes rápidos. O investimento é superior aos R$ 800 mil.

Com o primeiro lote será possível analisar a circulação do vírus da Covid-19 no município, em 20% da população. A ideia inicial da Secretaria Municipal de Saúde é de testar até 40% da população venâncio-airense. A testagem em massa é apontada por órgãos de saúde internacionais, como a forma mais eficaz para controlar a circulação do novo vírus.

ESTADO
Venâncio Aires é um dos poucos municípios do país que anunciou a testagem em massa da população. No Rio Grande do Sul já foram realizados 464 mil testes rápidos. Destes, 60,4 mil foram positivos. Já pelo teste PCR, foram realizados 187 mil. Destes, 61,7 mil deram positivo para a doença.

TESTAGEM
Os testes são realizados em todas as unidades básicas de saúde. Para realizar o exame é preciso apresentar CPF e Cartão SUS. No sábado, 05, os testes serão feitos na Comunidade Bom Jesus, do Bairro Battisti. E no dia 12 novamente serão realizados testes na Comunidade Nossa Senhora Rainha, do Bairro Coronel Brito.
Já no dia 19 podem ser feitos na Comunidade Bom Jesus, do Bairro Battisti. Serão ofertadas 50 fichas em cada turno.

FOTO: Leandro Osório/AI PMVA

Olá Jornal