Compra da safra de tabaco inicia em 2020 em algumas empresas

Olá Jornal
novembro13/ 2020

No dia 16 de outubro, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) elaborou uma correspondência destinada às empresas fumageiras, com o apoio das Federações dos Sindicatos Rurais (Farsul, Faesc e Faep) e Federações dos Trabalhadores Rurais (Fetag, Fetaesc e Fetaep). Na carta, a solicitação para que iniciem a compra da safra de tabaco 2020/2021 ainda este ano.

Segundo o presidente da Afubra, Benício Albano Werner, é de suma importância que os produtores de tabaco que querem ou precisam comercializar sua produção já em 2020, possam ter esta oportunidade. “Os fumicultores vêm de uma safra com pouca e, em algumas regiões, sem rentabilidade; muitos sequer conseguiram comercializar toda a safra”, destaca Werner.

O dirigente ainda enfatiza o compromisso que os fumicultores demonstram com o setor tabaco. “Mesmo em meio a percalços, os produtores têm sido fiéis e mantido a produção. Ocorre, no entanto, que muitos atravessadores já estão percorrendo o interior em busca do produto. Antes que os fumicultores vendam parte da sua produção a preços menores, solicitamos às empresas que antecipem as compras para dezembro, de forma a valorizar o trabalho de seu produtor integrado”, está escrito na correspondência, que finaliza solicitando a empatia das empresas fumageiras, neste tempo de crise.

RESPOSTAS

A Universal Leaf, primeira empresa a dar retorno à correspondência, confirmou que irá iniciar as compras em dezembro.

A JTI Processadora de Tabaco informou que, excepcionalmente para a safra 2020/2021, irá iniciar a compra do tabaco da variedade Virgínia no dia 1º de dezembro, nos três Estados do Sul do Brasil.

A CTA manterá compras na matriz, em Venâncio Aires/RS, de 09 até 16 de dezembro; na filial Araranguá/SC, de 07 até 16 de dezembro; na filial de Ituporanga/SC, nos dias 09, 10 e 14 de dezembro; e na filial Papanduva/SC, nos dias 10 e 14 de dezembro.

A ATC informou que se programa para comprar em dezembro.

A Philip Morris informou que iniciará a compra no dia 6 dezembro.

Tabacos Marasca inicia a compra já no dia 16 de novembro.

As empresas Alliance One, BAT Brasil (Souza Cruz) e China Brasil, informaram que irão iniciar a compra no início de janeiro, mas que acompanham as questões financeiras de seus produtores integrados e, se necessário, auxiliarão nas suas necessidades.

“Ficamos muito satisfeitos com as empresas que atenderam nosso pedido de iniciar a compra ainda em 2020 e orientamos os produtores que entrem em contato com seus orientadores para organizar as suas vendas e também o auxílio necessário nas questões financeiras”, finaliza Werner.

CRÉDITO: AI Afubra

Olá Jornal