Complexo de saúde do bairro Cruzeiro receberá academia pública ampliada

Janine Niedermeyer
junho16/ 2016

O complexo de saúde do bairro Cruzeiro será a sede da primeira academia pública de saúde do tipo ampliada de Venâncio Aires. A praça voltada à prática de exercícios físicos ficará na esquina das ruas Voluntárias da Pátria e Olivar José dos Santos, no mesmo local que sedia a UPA 24 horas e a unidade de saúde dotada de Centro de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS-AD) do bairro.

O projeto foi apresentado na última semana pela assessora da Secretaria Municipal do Planejamento, a arquiteta Simone Becker Rech, e pelo Engenheiro Civil da pasta, Marco Aurélio Born Holz, ao prefeito Airton Artus e aos secretários municipais Deizimara Souza e Celso Artus.

A academia ampliada será construída com recurso de R$ 180 mil, proveniente de convênio com o Ministério da Saúde, com contrapartida da Prefeitura. A área total a ser ocupada será superior a dois mil m², onde serão instalados até 23 equipamentos de ginástica ao ar livre, incluindo específicos para portadores de necessidades especiais.

A estrutura vai dispor de salas de vivência e orientação, sanitários, espaço de vivência coberto para prática de yoga e atividades similares, pergolado, área livre para atividades físicas, tabuleiro de xadrez gigante, mesas para jogos variados de tabuleiro e estruturas de apoio.

A estrutura se destaca das demais academias ao ar livre e de saúde já implantadas pela Prefeitura, na cidade e interior, pelo considerável tamanho de área construída e amplo espaço a céu aberto, que possibilitam maior e melhor atendimento ao público.

Junto à academia, a Prefeitura vai construir, com recursos próprios, playground com brinquedos interativos e pedagógicos, destinados às crianças que acompanham os pais nas atividades físicas. Também será reservado espaço para cultivo de horta comunitária, onde os usuários do CAPS-AD e a comunidade em geral possam plantar e consumir a produção.

A data de início das obras da nova academia depende da aprovação do projeto e a consequente liberação dos valores pelo Ministério da Saúde. (AI PMVA)

Janine Niedermeyer