Comitiva que foi à República Tcheca entrega relatório de atividades ao governador

Os participantes da missão do Rio Grande do Sul à República Tcheca entregaram nesta terça-feira, 24, ao governador José Ivo Sartori, relatório das prospecções internacionais ocorridas durante a viagem, de 11 a 16 de abril de 2016. O líder do Executivo gaúcho conversou com os integrantes da comitiva em almoço no Galpão Crioulo do Palácio Piratini e definiu a estratégia de articulação como promissora. Trata-se do primeiro estreitamento de relações sistemática entre o Rio Grande do Sul e o país da Europa Central. O prefeito Airton Artus, integrante da comitiva, participou do encontro em Porto Alegre.

Na oportunidade, o secretário-adjunto de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Renato Oliveira, enfatizou que as relações bilaterais abarcam a expansão de negócios especialmente nas áreas de energia, saúde e biotecnologia. Ele destacou também o intercâmbio cultural, já que os tchecos representam o terceiro maior contingente de imigrantes vindos ao estado no fim do século 19.

Para o cônsul honorário da República Tcheca em Porto Alegre, Fernando Lorenz, a integração é do tamanho das perspectivas. “Em 2017, uma nova delegação visitará o país, bem como os tchecos deverão conhecer os potenciais do Rio Grande do Sul. É uma ponte concreta de relacionamentos diplomáticos”, definiu.

A visão foi reforçada pela cônsul geral, Pavla Havlikova, que percebe interesses semelhantes na pujança industrial de ambas economias. Na capital do país, em Praga, além da delegação conhecer empresas focadas em tecnologias para saúde e mobilidade, o estado foi apresentado para 47 empresários tchecos.

O prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus, completou destacando a importância da integração entre os países e do conhecimento mútuo para a atração de investimentos. Para ele, missões como esta são fundamentais para que o Estado e os municípios aprendam com experiências externas de sucesso, especialmente em áreas como de inovação e tecnologia. (AI/PMVA)

Crédito foto: Divulgação/ AI PMVA

Guilherme Siebeneichler