Comitiva do RS e SC entregam reivindicações do setor do tabaco ao embaixador do Brasil na Índia

Guilherme Siebeneichler
novembro07/ 2016

Em reunião realizada nesta segunda-feira, 7, em Greater Noida, na India, os deputados estaduais Adolfo Brito, Marcelo Moraes, Edson Brum, Pedro Pereira e Zé Nunes se reuniram com o Coordenador do Brasil na Conferência das Partes para o Controle do Tabaco, o Embaixador do Brasil na India, Embaixador Tovar da Silva Nunes e o Diplomata Carlos Cuenca.

Durante o encontro, o Embaixador Tovar se comprometeu a repassar aos parlamentares presentes e lideranças do setor, todos os temas e definições que estão sendo debatidos nas plenárias realizadas entre os representantes dos 181 países presentes.

“É muito importante a participação de lideranças com representatividade política que trazem até a COP7, na Índia, as preocupações de toda a cadeia produtiva do Tabaco no Brasil”, destacou o Embaixador.

Os parlamentares e representantes do setor do tabaco no Rio Grande do Sul e Santa Catarina entregaram também ao Embaixador Tovar, documento contendo três temas para o Brasil defender na COP7:

1) Permanência do discussão sobre o tema do Tabaco junto a Organização Mundial do Comércio (OMC) e, não a migração para a Organização Mundial da Saúde, possibilitando assim a permanência do livre comércio que o Brasil exportação

2) Permanência dos atuais níveis de nicotina no cigarro. Não a diminuição de 1% para 0,4%, visto que não há esse tipo qualidade do fumo produzido no país.

3) Aumento a fiscalização aos produtos que entram contrabandeados via o Paraguai e Bolívia no Brasil.

A COP7 segue até o próximo dia 12, na Índia.

Guilherme Siebeneichler