Comitiva da Coreia do Sul visita região em novembro

Guilherme Siebeneichler
setembro23/ 2017

A Prefeitura de Venâncio Aires confirma a vinda de empresários e lideranças coreanas à região. A comitiva conhecerá municípios e empresas brasileiras entre os dias 15 e 22 de novembro. A iniciativa é organizada pela Câmara do Comércio e Indústria Brasil-Coreia, que realizou missão local à Coreia do Sul, no fim do mês de agosto.

O prefeito Giovane Wickert, atual presidente do Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale), integrou o grupo que visitou o país asiático. Entre as propostas de ações na visita esteve a busca por parcerias para o gerenciamento dos resíduos sólidos e futuros acordos comerciais.

Conforme o gestor, a comitiva deverá conhecer Venâncio Aires e outros municípios da região. O objetivo é de buscar parceria para instalação de empresas ou convênios com as prefeituras, com foco na iluminação pública e gerenciamento do lixo.

Quando esteve em viagem, Wickert, conheceu usina de reciclagem que poderá ser instalada na região, a partir de parceria entre os municípios do Vale do Rio Pardo. “Estamos caminhando para que o consórcio colabore no gerenciamento dos resíduos sólidos. Esta é um das principais contas dos municípios e o desafio é encontrar alternativas para este investimento,” destaca.

Atualmente Venâncio Aires gasta mais de R$ 5 milhões por ano com o recolhimento, usinagem e destinação final do lixo doméstico. A meta da atual gestão é reduzir esse valor em até 10% em quatro anos.

Guilherme Siebeneichler