Comitê Suprassindical busca agilidade em atendimento do INSS

Olá Jornal
maio01/ 2021

O Comitê Suprassindical de Venâncio Aires esteve reunido nesta quarta-feira, 28, com a chefia da agência local da Previdência Social em busca de agilizar os atendimentos realizados pela unidade. O grupo levou até ao chefe da agência local do INSS, Anderson Coutinho, a preocupação com a realização de perícias em outros municípios bem como a falta de retorno das mesmas. Representaram o Comitê os presidentes dos sindicatos dos Metalúrgicos, Adolfo Celoni da Rosa e dos Calçadistas, João Émerson Dutra.

De acordo com Rosa, o responsável pela unidade local garantiu que as perícias foram retomadas no município no mês de março. Desde então, os trabalhadores não precisam mais de deslocar a cidades vizinhas para a realização do procedimento. Além disso, solicitou aos sindicatos que orientassem a categoria a reagendar as perícias, caso estejam marcadas para outros municípios.

Os dirigentes ainda questionaram sobre a falta de parecer do INSS a respeito das perícias. A comunicação de deferimento ou indeferimento deveria estar ocorrendo pelos canais remotos, fone 135 ou portal meuinss.gov.br, no entanto, não é o que vem ocorrendo. “A dificuldade é do INSS em dar o retorno. Logo após a perícia, na mesma noite, o 135 ou o site deveriam informar o status do pedido para que, em faltando alguma documentação, informar o trabalhador para que possa realizar a pós-perícia quando abre-se novo prazo de cinco dias, mas simplesmente não há informação a respeito”, explica o presidente do sindicato dos Metalúrgicos.

DEMORA
Com a falta de retorno, os dirigentes afirmam que muitos trabalhadores estão perdendo o auxílio por conta da falta de informação do INSS e ainda pela demora que pode chegar a 20 dias. Segundo Rosa, o responsável pela unidade local se comprometeu fazer o encaminhamento interno da situação para verificar o que está acontecendo.
Os atendentes precisam encaminhar a pós-perícia onde será avaliado o que aconteceu e o que falta para o pedido ser aceito. Atualmente, os profissionais trabalham de forma remota devido a pandemia. Outra questão apontada pela chefia do INSS local é que a informatização dos procedimentos, um caminho sem volta, possa estar precisando de ajustes para que funcione plenamente.

Rosa afirma que o encontro foi positivo para que Comitê pudesse fazer o encaminhamento das demandas e, da mesma forma, aprimorar este tipo de serviço à categoria, pedido feito também pelo chefe do INSS. “Estamos satisfeitos pelo atendimento, como nos recebeu, não é como eles querem mas a equipe reduzida para o entendimento presencial devido a modernização leva à alguns desajustes”, avalia. Os pontos do encontro serão debatidos com os demais membros do Comitê em reunião na próxima semana. A ideia é mobilizar os sindicatos para que aprimorem este tipo de serviço.

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