Comitê suprasindical prepara mobilizações contra reformas

Janine Niedermeyer
março06/ 2017

O Comitê Suprasindical de Venâncio Aires vai intensificar as ações contra as reformas trabalhista e da previdenciária com o objetivo de mobilizar a população. Os representantes dos seis sindicatos participantes estiveram reunidos na quinta-feira, 2, para definir os próximos passos do movimento. Integram o grupo os sindicatos da Alimentação, Calçadistas, Metalúrgicos, Servidores Públicos, Construção Civil e Trabalhadores Rurais.

O primeiro compromisso será na quarta-feira, 8, quando o grupo participará do Encontro de Mulheres Rurais em Mato Leitão. A expectativa é de reunir cinco mil pessoas, oportunidade que o grupo terá para divulgar o trabalho e somar forças ao movimento.

Além disso, os sindicalistas preparam material de divulgação, para conscientizar os trabalhadores, que será entregue nas fábricas e em atos na praça da Matriz. A ideia é instalar um ponto de divulgação e orientação no centro da cidade em um fim de semana.

UNIÃO
O presidente do sindicato dos Metalúrgicos Adolfo Celoni da Rosa afirma que o momento é de chamar a atenção do cidadão.

“Precisamos despertar para o que está acontecendo pois ainda não há a percepção do que irá acontecer para as futuras gerações”, afirma Adolfo referindo-se a perdas de direitos trabalhistas e de aposentadoria com as reformas.

A diretora do sindicato dos Trabalhadores Rurais Sandra Wagner defende que a hora é de união. “O momento é do trabalhador unir forças porque o urbano vai perder duas vezes, com a reforma trabalhista e a previdenciária. Somente indo para a rua, não tendo vergonha é que vamos reverter esse quadro”. O grupo ainda pretende realizar uma caminhada em Venâncio Aires e participar de atos em Porto Alegre e Brasília.

Foto: Fernando Uhlmann/ AI Sandra Wagner

Janine Niedermeyer