Comitê se reúne para debater aumento de casos de Covid-19 em Venâncio

Olá Jornal
janeiro05/ 2022

A mudança no cenário epidemiológico em Venâncio Aires e em todo o Rio Grande do Sul, motivou na tarde desta quarta-feira, 05, uma reunião extraordinária do Comitê de Combate a COVID-19, na Prefeitura Municipal. Com alta de mais de 1.000% em novos casos registrados no município, nos últimos dias, o grupo avalia medidas para reduzir o contágio, ampliar a vacinação de segunda e terceiras doses e melhorar o atendimento na rede pública de saúde.

Presidido pela vice-prefeita Izaura Landim, o Comitê é o órgão gestor responsável pelas políticas públicas na área de combate à pandemia. Sem novos decretos estaduais de restrição à eventos ou atividades, o Município decide manter também o caráter orientativo, apostando na retomada da conscientização da população. “Acreditamos que esse é o momento de voltar a sensibilizar para o uso da máscara e a importância da vacinação. Apesar do aumento de casos, na maioria são sintomas brandos e não há superlotação do Hospital. Precisamos é reforçar os cuidados para reduzir a contaminação”, destacou a vice-prefeita e enfermeira Izaura Landim.

O aumento no número de casos refletiu diretamente nos atendimentos da UPA do bairro Cruzeiro e Postos de Saúde. Nos últimos oito dias foram 1.548 atendimentos na UPA, sendo 40% com sintomas respiratórios, e mais de 4 mil atendimentos nas Unidades Básicas. “Vamos estudar o reforço na nossa rede de atenção básica, pois já estamos notando aumento na procura nesses primeiros dias. Além disso, já autorizamos a compra de mais 5 mil testes antígenos para garantir a ampliação da testagem”, declarou o secretário de Saúde, Tiago Quintana.

A epidemiologista Sandra Knudsen avaliou o momento como atípico, com aumento no número de casos, porém com sintomas diferentes, leves, e, muitas vezes, confundidos com os da Influenza, que também vive uma onda de contágio. “Não se trata de uma censura com relação ao que aconteceu. Realmente estávamos num momento mais tranquilo que permitiu o relaxamento, mas agora devemos orientar para as pessoas voltarem os cuidados com o uso da máscara e especialmente a vacinação, que tem demonstrado um grande diferencial entre os pacientes contaminados”, avaliou a médica especialista.

Por fim, o prefeito Jarbas da Rosa destacou que aguarda manifestação das associações regionais e do Governo do Estado quanto a futuros decretos ou qualquer medida de fiscalização municipal. “Por enquanto, seguiremos apenas as medidas orientativas e a avaliação do cenário”. Para trabalhadores positivados com Covid-19, a rede de saúde será orientada a manter o isolamento domiciliar de 10 dias e apenas orientar os demais membros da família sem sintomas.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal