Comitê da Saúde reforça regras de distanciamento social

Olá Jornal
junho19/ 2020

Por conta da última alteração na bandeira de distanciamento controlado pelo Estado, em que em Venâncio passou a vigorar a cor amarela (risco baixo) e, com isso, parte da população e estabelecimentos afrouxarem algumas medidas de segurança por conta própria; o Comitê de Gerenciamento de Crise do Coronavírus esteve reunido nesta sexta-feira, 19, para discutir os protocolos em vigor e reforçar a fiscalização e necessidade de conscientização da comunidade quanto aos cuidados para evitar a disseminação do vírus no município.

O fim de semana torna a situação ainda mais preocupante, já que aglomerações sociais e encontros em estabelecimentos comerciais são realizadas com mais frequência, apesar da vigência do Decreto que estabelece a proibição para este tipo de reunião. Desta forma, o Comitê reitera que constada tal situação, pode ser aplicada multa de até R$ 920 para o responsável e o estabelecimento está sujeito a interdição cautelar imediata de 15 dias.

Além disso, o uso de máscara ao sair de casa, transitar pela rua, circular em empresas e estabelecimentos segue sendo obrigatório. Já que, além de se proteger contra o vírus que pode estar circulando à sua volta, impede a transmissão da Covid-19 de alguém infectado aos demais, caso esteja com a doença e ainda não saiba.

Devido ao risco de contágio por conta da manipulação dos utensílios por várias pessoas, os bufês (self Service) seguem proibidos no município. No entanto, a Vigilância Sanitária tem recebido denúncias de que a regra está sendo infringida no Município. Alguns locais estariam permitindo que os clientes se sirvam a partir do uso de luvas. O que, segundo eles, não é permitido e, muito menos, seguro. Desta forma, os fiscais estão ainda mais vigilantes acerca do funcionamento de lancherias e restaurantes.

Ainda do ramo de alimentação, as sorveterias que estavam com as atividades aos domingos suspensas, agora poderão voltar a atender desde que obedeçam a restrições, como capacidade de público em 25 %, higiene e distância entre mesas.

O toque de recolher também segue em vigor no município. Com a mudança da bandeira, o horário de circulação está proibido da meia-noite até ás 6h. A partir da avaliação do Estado, de que o município integra a região de risco baixo, o Município passa a autorizar a retomada das reuniões profissionais ou de interesse público, limitada a 30 pessoas, previamente autorizadas.

Da mesma forma, outra alteração no Decreto Municipal prevê que os clubes esportivos cujos licenciamentos se enquadrem como clube esportivo ou associação esportiva possam operar com 25% dos seus trabalhadores, para atendimento exclusivo de atletas profissionais, sem público, ou individualizado de atletas amadores, e restrito apenas aos sócios residentes em Venâncio Aires; mediante autorização prévia do Setor de Fiscalização da Prefeitura.

CRÉDITO: Coordenadoria de Comunicação e Marketing PMVA

 

Olá Jornal