Comissão regional busca agenda com Governador para debater ERS-244

Olá Jornal
junho12/ 2021

Nesta sexta-feira, 11, um encontro virtual entre lideranças políticas da região e deputados, definiu novos rumos para a busca de investimentos na ERS-244. A mobilização busca junto ao Estado meios de garantir a pavimentação do trecho de 16 quilômetros entre Venâncio Aires e Vale Verde. O encontro foi liderado pelo secretário-adjunto estadual de Obras e Habitação, ex-prefeito de Venâncio, Giovane Wickert (PSB).

Participaram da reunião também os deputados federais Heitor Schuch (PSB) e Marcelo Moraes (PTB), além da deputada estadual Kelly Moraes (PTB). Representantes de Vale Verde e Passo do Sobrado também acompanharam o encontro, bem como o presidente da Câmara de Comércio, Indústrias e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira.
Na oportunidade, Wickert foi definido como coordenador do grupo de trabalho e busca, com os deputados, uma agenda direta com o governador Eduardo Leite (PSDB). O objetivo é apresentar a possibilidade de investimento e garantir formas de viabilizar a obra que já possui três pontes concluídas, ainda na década de 1990.
Além da busca por recursos estaduais, novas possibilidades surgem por meio de permutas de áreas do Estado. “Fizemos contato com a empresa que detém do contrato para as obras, a Pelotense, que manifestou interesse em fazer o investimento na ERS-244 em troca por uma área do horto florestal da CEEE, que deve ser incluída no plano de investimentos.”

Recursos de remanejamento do orçamento do Estado também podem garantir o seguimento da obra, paralisada há mais de 20 anos. “É uma oportunidade, como poucas vezes ocorreu. Há diversas possibilidades de buscar recursos para tocar a obra.”

Schuch sugeriu também tentar incluir o investimento em obras compensatórias, feitas pelas concessionárias que passam a administrar trechos de rodovias estaduais repassadas à iniciativa privada.

Oliveira afirmou que a entidade apoia a iniciativa buscando o desenvolvimento da região. “É uma forma de melhorar o escoamento da produção e garantir o desenvolvimento.”

A partir de agora o grupo vai encaminhar ofício para buscar a agenda no Palácio Piratini, com os projetos documentados e já alinhados, para apresentar possíveis ações que poderão ser tomadas em pacotes de investimentos.

Olá Jornal