• Hoje é: quinta-feira, agosto 22, 2019

Comissão organizadora define tema do Fórum de Educação deste ano

Olá Jornal
fevereiro06/ 2019

A Escola contemporânea práticas criativas e inovadoras na ressignificação das competências cognitivas e emocionais é o tema que vai nortear os debates do 11º Fórum Internacional e 15º Fórum Nacional de Educação de Venâncio Aires. O evento, destinado para educadores da rede pública e privada, ocorre de 24 a 27 de abril, na SOVA. As inscrições devem abrir em breve. São esperados cerca de 800 professores.

O objetivo desta edição é  instigar educadores a se reinventar em sala de aula, por meio da inovação e da criatividade e estimular produção de conhecimento em meio a era da informação.

Segundo a professora que coordena a organização do Fórum, Alice Theis, a intenção é abordar formas de utilizar as novas tecnologias para inovar os métodos pedagógicos  em sala de aula. “Enquanto escola precisamos acompanhar a evolução e levar para os alunos todos os conhecimentos armazenados pela humanidade de uma forma renovada e mais criativa”, afirma.

Na avaliação da educadora, o objetivo também é debater mecanismos de promover o desenvolvimento cognitivo, das crianças e adolescentes, de uma forma que possam assimilar o mundo e entender a realidade. Para isso, Alice considera que é tarefa do professor ir além e buscar formas de desenvolver as competências socioemocionais dos estudantes. “O mundo muda muito e é necessário preparar os estudantes para que tenham maturidade sócio emocional, junto com a cognitiva, para enfrentar tudo que é exigido nesta sociedade”, aponta.

Construção do conhecimento

Outro aspecto que as discussões devem nortear é a geração de conhecimento. Segundo Alice, a sociedade está imersa em um universo de informação gerada a todo momento, mas é necessário primar pela construção de conhecimento. “Acredito que esta é uma tarefa primordial da escola”, finaliza.

Conheça os palestrantes:

Miguel Zabalza. Ele vem da Espanha, é doutor em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri e catedrático de Didática e Organização Escolar. Tem dedicado grande parte de seus estudos à questão do currículo escolar.

Gabriel Perissé. Ele é escritor, com pós-doutorado em História e Filosofia da Educação. Autor de mais de 20 livros, escreve sobre formação docente, criatividade, ética, formação de leitores e linguagem.

Augusto Niche Teixeira – Doutor e Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da PUCRS (CAPES 6). Coordenador da Área de Educação & Cultura da Universidade LaSalle. Membro do Centro de Tecnologias Educacionais do Senac-RS. Líder de Grupo de Educadores Google.

Giovanni  Matiello. é formado em Ciências Sociais pela Universidade do Vale dos Sinos – UNISINOS e mestre em Teologia na PUC/RS. É cantor, compositor e palestrante da temática de Valores Humanos.

Palmira Ramos Tolotti – Professora Palmira Tatiana Ramos Tolotti, especialista em Gestão da Educação Municipal, com e pós graduada em Políticas Públicas com módulo Internacional em Harvard Kennedy School. Direciona os trabalhos frente à Undime/SP em Políticas Públicas Educacionais por meio dos Programas Federais e Captação de Recursos.

Dr. Nélio Tombini – Nélio Tombini é psiquiatra, psicoterapeuta individual e de grupo. É palestrante focado em psicoeducação e consultor direcionado aos entraves nas relações institucionais. Criou o Serviço de Doenças Afetivas da Santa Casa de Porto Alegre. Trabalha na Santa Casa, onde foi diretor da Psiquiatria por 18 anos. Hoje, é diretor da Clínica de Psicoterapia Breve – Psicobreve. Desenvolve workshops sobre os conflitos emocionais no trabalho. Na internet, faz a série de vídeos “5 minutos com o psiquiatra Nélio Tombini”, onde aborda os aspectos emocionais vinculados ao cotidiano.

Emília Cipriano – Doutora em educação. Mestre em psicologia da educação. Pedagoga e assistente social. Professora do curso de pós-graduação – PUC/SP. Coordenadora da Consultoria e Assessoria Educacional Aprender a Ser. Membro do Grupo Gestor do Fórum Paulista de Educação Infantil. Pesquisadora do Instituto de Estudos Especiais da PUC/SP. Pesquisadora da Infância da Rede de Contextos Integrados. Autora de livros e conferencista em eventos nacionais e internacionais.

Confira a programação:

24/04 Quarta-feira

Abertura

Palestrante: Miguel Zabalza

25/04 Quinta-Feira

Manhã – Professor Gabriel Perissé – RJ

Tarde – Professor Augusto Teixeira Lich – RS

Noite – Professor Giovanni  Matiello – RS

26/04 Sexta- feira

Manhã – Palmira Ramos Tolotti

Tarde – Dr. Nélio Tombini

Noite – Atividade cultural (Peça teatral com o grupo Luz e Cena)

27/04 -Sábado

Manhã – Emília Cipriano

11h – Encerramento

CRÉDITO: Coordenaria de Comunicação e Marketing PMVA