Comissão define programação do I Fórum das Águas

Olá Jornal
março04/ 2019

 Representantes de entidades parceiras da organização do primeiro Fórum das Águas de Venâncio Aires, que acontece no próximo dia 21 de março, no plenário da Câmara Municipal de Vereadores, se reuniram nesta quinta-feira, 28, para definir detalhes da programação do evento. Com o intuito de sensibilizar os participantes sobre a importância da água na qualidade de vida da comunidade, resgatar o histórico de utilização dos espaços hídricos e construir uma agenda de preservação no município, o fórum será aberto para escolas e público em geral.

Sob organização da Sala Verde da Associação dos Amigos do Centro Municipal de Cultura (AACEMUC), SESC, Corsan, Secretarias de Meio Ambiente e Educação, Conselho Municipal do Meio Ambiente, Instituto Gaúcho da Sustentabilidade, Sindicatos Rural e dos Trabalhadores Rurais e Emater, a programação na véspera do Dia Mundial da Água inicia às 13h30 com recepção aos participantes. A abertura oficial está marcada para as 14h, seguida de painéis com especialistas no tema.

Entre os painelistas da tarde, a equipe da Sala Verde abrirá com o tema “Por que falar sobre Água?”. A secretaria do Meio Ambiente trabalhará “Água e Meio Ambiente”; a Corsan, “Água e Saneamento”. Os sindicatos representantes dos agricultores, o tema “Preservação com Manejo” e a Emater, “Instalação e Proteção das Nascentes”. Para às 15h30, a palestra mais aguardada será da Promotora Pública Especializada de Estrela, Dra. Andrea Almeida Barros, que falará sobre o Programa de Preservação Sustentável da Mata Ciliar – Taquari-Antas.

Ao final do encontro, a expectativa dos organizadores é de que um documento seja elaborado com os principais pontos de debate e compromissos de preservação das bacias hidrográficas de Venâncio Aires.

Olá Jornal