Comissão da Fenachim mobiliza comunidade para participar do desfile temático da festa

Olá Jornal
março23/ 2019

Neste domingo, dia 24, a Comissão de Desfiles da 15ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), que ocorre de 1 a 5 e de 9 a 12 de maio, inicia a mobilização da comunidade, do centro, bairros e interior, para participar do desfile temático. O evento, que acontece dia 1º de maio, às 9 horas, em frente ao Parque Municipal do Chimarrão, em Venâncio Aires. “Será uma grande integração das comunidades do município, saudando todos os visitantes da festa”, enfatiza a presidente, Cleiva Giovanaz Heck.

A primeira reunião acontece no Parque do Chimarrão com a participação dos casais festeiros da cidade. Na segunda-feira, 25, os encontros ocorrem às 14 horas, no Ginásio de Vila Deodoro (3º Distrito), e às 19h30, no Ginásio de Vila Palanque (6° Distrito). E as reuniões seguem durante toda a semana: dia 26, às 19h30, no Salão Santo Antônio, de Linha Santana (8° Distrito); dia 27, às 19h30, no Ginásio da SUIB (5° Distrito); dia 28, às 19h30, no Parque do Chimarrão e no Ginásio de Linha Tangerinas (7°Distrito); e dia 30, às 14 horas, em Estância Nova (9º Distrito), e às 16 horas, em Mariante (2º Distrito). O último encontro está marcado para o dia 1º de abril, na Vila Santa Emília (4º Distrito), às 19h30.

De acordo com o coordenador de Cultura da Fenachim, Diego Goethel, o objetivo dos encontros é mobilizar os voluntários para um grande desfile na abertura da festa. “A ideia é contar a história de Venâncio Aires e mostrar a importância das culturas através dos povos que formaram nosso município, como Indígena, Português, Negro, Alemão e Italiano”, destaca. Além de 500 figurantes, o desfile também contará com 10 carros alegóricos, destacando as soberanas e o tradicionalismo, numa homenagem ao chimarrão, bebida símbolo do Estado e grande atração da festa. Também integram a Comissão de Desfiles, Jaqueline Gonçalves dos Santos, Raul Cesar Senna e Sandro Kroth.

Olá Jornal