Comissão começa a planejar as ações do mês de aniversário de Venâncio

Janine Niedermeyer
março08/ 2017

No dia 11 de maio de 2017 Venâncio Aires chega aos 126 anos de emancipação e em anos sem a programação da Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim), as atividades ficam mais descentralizadas pelo município. A comissão organizadora nomeada por portaria no fim do mês de fevereiro se reúne oficialmente pela primeira vez nesta quarta-feira, 8, na Prefeitura a partir das 13h30min.

No total 27 pessoas estão integrando o grupo, divididos em comissões de Cultura, de Turismo, da parte Comercial, Industrial, Agropecuária e Meio Ambiente, assim como de Apoio, Infraestrutura e Segurança; e de Divulgação e Protocolo.

ATRAÇÕES
Responsável pela coordenação geral ao lado de Adriene Antunes, do setor de Comunicação, o secretário municipal de Cultura e Esportes, Saul Zart afirma que a programação começará a ganhar mais forma após este primeiro encontro, porém, alguns atividades já estão sendo pensadas, como um show no centro da cidade na data do aniversário, que neste ano cai em uma quinta-feira.

“Estamos em tratativas, mas queremos trazer uma apresentação com projeto via Lei Rouanet novamente”, ressalta o secretário. Outras ações que vem sendo planejadas envolvem provas de motocross no Parque do Chimarrão, no fim de semana dos dias 13 e 14 de maio, além de eventos promovidos por entidades e grupos, que estarão agregados ao calendário de aniversário.

Alguns exemplos são a 56ª Conferência Distrital – Conferência da Felicidade, organizada pelo Rotary Club Venâncio Aires‎, entre 18 e 21 de maio na Sova; o 6º Festival de Gaiteiros na Linha Travessa (26 de maio); o Encontro de Corais na comunidade São Martinho da Vila Palanque (27 de maio); além de atividades que ainda terão as datas confirmadas como a festa dae 30 anos da Taça da Amizade (que pode ser dia 27), a escolha da Garota Teuto-Brasileira e o Festival do Grupo de Danças Folclóricas Alemãs Die Schwalben.

O dia 11 de maio (aniversário de Venâncio Aires) não é mais considerado feriado municipal, uma vez que através de projeto de lei, desde 2013 este feriado foi transferido para 25 de julho, dia do Colono e do Motorista.

Foto: Maicon Nieland/ Arquivo Olá

Janine Niedermeyer