Comercialização do tabaco em Venâncio chega a 56%

Olá Jornal
abril14/ 2021

A comercialização do tabaco em Venâncio Aires chega a 56% na safra atual. O índice é maior do que o geral estimado pela Afubra em 44% nos três estados do Sul. A comercialização varia conforme o tipo de tabaco. A variedade Virgínia está 39% comercializada, Burley 65% e comum, no Oeste do Paraná, 70%.

De acordo com o tesoureiro da Afubra, Marcilio Drescher, em algumas regiões a safra está mais adiantada, em termos de comercialização, e em outras ainda iniciando devido a sazonalidade da colheita. Os dados são coletados de forma virtual ou por telefone.

De maneira geral, a qualidade da safra é boa, dentro do normal. Segundo o dirigente, há alguns casos pontuais onde a estiagem e o pulgão chegaram a afetar um pouco, mas são casos mais localizados diferente do que ocorria em outras safras quando os problemas eram mais atingiam mais regiões ao mesmo tempo. Até o momento, foram pagos de auxílios contra o granizo, R$107 milhões de reais de um total de R$ 119 milhões, o que corresponde em números redondos 90% do total.

PREÇO
De acordo com Drescher, a variedade Burley é a que está com a melhor comercialização em termos de preço até agora, fruto do equilíbrio entre a demanda e a procura. “No equilíbrio no mercado do Burley neste ano o produtor vem recebendo, em média, um valor melhor a classificação na hora de comercializar. Portanto, há uma satisfação maior nesta safra do produtor de Burley comparando com o produtor de Virgínia que está bastante insatisfeito”, explica.

A insatisfação deve-se ao não reajuste do preço em relação ao custo de produção e ao peso de uma oferta maior do que a do mercado, tanto nacional como internacional. “Que esse incentivo de preço que o produtor de Burley está recebendo agora não sirva de entusiasmo de aumentar o plantio e a produção porque, do contrário, poderá reverter de novo em um resultado ruim. O equilíbrio é o ideal”, afirma.

Para a próxima safra os produtores reivindicam custo de produção com apuração conjunta com as empresas. As reuniões com as indústrias já estão sendo agendadas.

FOTO: Divulgação

Olá Jornal