Começa a vacinação contra a gripe em Venâncio

Olá Jornal
abril01/ 2022

A partir de segunda-feira (4), idosos com 60 anos ou mais e profissionais da saúde de Venâncio Aires, poderão receber a vacina contra gripe Influenza. Estes grupos são prioridades até o dia 3 de junho em todas as unidades de saúde com sala de vacinação. Conforme a enfermeira responsável pelo setor de imunização do Município, Janete Fernandes, o município tem 13.766 nesta faixa etária, e 1.575 profissionais da saúde.

A partir de 2 de maio, inicia a segunda etapa da 24ª Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza destinada a crianças de seis meses até quatro anos (quatro anos 11 meses e 29 dias), gestantes, puérperas (pós-parto até 45 dias), trabalhadores da Educação, com comorbidades (doenças crônicas), caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivos, Forças Armadas e de Segurança, funcionários do sistema de privação de liberdade e população privada de liberdade.

SARAMPO

Junto com a vacinação contra a grite, inicia a vacinação contra o Sarampo que vai contemplar também dois grupos prioritários. A partir da segunda-feira, 04, podem receber a dose os profissionais da saúde. Já a partir de 30 de abril, a oferta de vacina contra o Sarampo estará disponível para crianças de seis meses a menores de cinco anos.

DIA D

Como acontece durante as campanhas de vacinação, acontece no sábado, 30 de abril, o Dia D, quando durante todo o dia, as doses da vacina fica disponível para os grupos prioritários da primeira fase. A enfermeira destaca que a orientação do Ministério da Saúde não apresenta mais a necessidade de intervalo entre a vacina contra Covid-19 e outras vacinas.

Assim para quem tem doses da vacina contra coronavírus para atualizar, pode também fazer a vacina contra a gripe. No entanto, alerta para que no caso das crianças ainda é necessário intervalo de 15 dias entre a vacina Covid e qualquer outra vacina. A enfermeira destaca que para vacinar, tanto adultos como crianças, é necessário levar cartão de vacina, algum documento de identificação e o cartão do Sus.

Para a primeira e segunda fase da campanha contra Influenza, as equipes de vacinação do Município se organizam para vacinar em casa pessoas acamadas que estejam nos grupos prioritários. Para isso, conforme Janete, é necessário fazer contato com a equipe da saúde, através do telefone 3983-0249.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal