Com UTI do HSSM superlotada, 10 pacientes aguardam leitos

Olá Jornal
março04/ 2021

O boletim de ocupação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) desta quinta-feira, 04, traz uma triste realidade. Atualmente 10 pessoas que necessitam de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), em função de complicações causadas pela Covid-19, não estão conseguindo atendimento adequado.

Atualmente o HSSM possui 23 leitos de UTI em funcionamento, porém conta com 33 pacientes que precisam deste suporte avançado. Outros 26 pacientes estão internados no setor Covid-19 do hospital. A situação é mais grave já vivida pela instituição de saúde durante a pandemia do novo Coronavírus. Em áudio enviado aos veículos de comunicação, o diretor clínico do HSSM, médico Guilherme Fürst Neto, relata a situação caótica vivida atualmente no hospital venâncio-airense. “São dez pacientes de UTI fora de UTIs, estão em bloco cirúrgico, emergência, daqui a pouco teremos pacientes de UTI em recepção,” relata.

Conforme o profissional, os próximos dias serão de desafios para o setor de saúde. “Temos 33 pacientes de UTI mas nós só temos 23 leitos. E a pergunta que se faz a cada seis horas é: até onde nós vamos? E a segunda pergunta é: Quando vão morrer essas pessoas?,” questiona.

Conforme o diretor clínico, a situação atual jamais foi imaginada pela direção do hospital. “O HSSM já tem 10 leitos de UTI a mais do que jamais sonhou na sua capacidade. Ou seja 10 pacientes não estão recebendo o tratamento que deveriam ter, porque não tem mais leitos de UTI.”

ESTADO

Até esta quarta-feira, 03, o Rio Grande do Sul tinha 2.902 pacientes internados em leitos críticos na rede hospitalar do estado. As informações constam em boletim da Secretaria Estadual da Saúde. Atualmente o Rio Grande possui 2.894 vagas em hospitais, entre SUS e rede privada.

A situação por falta de leitos atinge todo o estado, com dificuldades para a transferência de pacientes, por meio da central de regulação.

Olá Jornal