Com recursos garantidos, município aguarda assinatura do convênio para construção do CVT da Proteína

Olá Jornal
junho29/ 2018

Venâncio Aires dará um novo passo para concretizar o espaço que alia conhecimento e ações práticas na tentativa de desenvolver ainda mais o polo da proteína. Com recursos de R$ 900 mil garantidos, nos próximos dias será feita assinatura do contrato e posterior licitação para o início das obras do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) da Proteína. A informação é confirmada pelo prefeito Giovane Wickert (PSB), que projeta para o segundo semestre a abertura do processo que escolherá empresa que vai iniciar a obra.

“O CVT é um grande passo para cidade, ele possibilitará novos investimentos na área de pesquisa e educação, aliado um novo leque de suporte ao desenvolvimento do setor agropecuário e de produção animal,” argumenta.
Segundo o gestor, nos próximos dias o convênio de repasse do valor será formalizado. “Estamos aguardando a sinalização, e após esta contatação iniciaremos os trâmites burocráticos para escolha de empresa que irá executar o investimento,” destaca.

A área da antiga Fundação Ambiental de Venâncio Aires (Favan), em Linha Ponte Queimada, receberá o investimento garantido por meio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Comunicações.

PASSO PARA O FUTURO
O novo espaço de pesquisas, se alia a política de diversificação de culturas agrícolas no Vale do Rio Pardo. O objetivo é de aprimorar a produção de proteína animal e garantir novas fontes de renda aos pequenos produtores rurais.
Para o vice-reitor da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), Rafael Henn – que elaborou o projeto técnico do espaço – o CVT da Proteína Animal vai atender a demanda do mercado regional.

Ele afirma que o local de pesquisa será o elo entre os Vales do Rio Pardo e Taquari. “Será um importante elo entre o Vale do Rio Pardo e o Vale do Taquari, pela posição estratégica do município de Venâncio Aires no mapa do estado, interligando as duas regiões.”

O CVT terá como objetivos a qualificação de processos produtivos, da conservação do solo e da água, o melhoramento da oferta de alimentos e genético dos rebanhos, e ainda a oferta de cursos de capacitação voltados à produção dos derivados da proteína animal, visando a agregação de valor aos produtos finais que serão entregues para os mercados locais, institucionais e por meio da venda direta a consumidores ou em feiras de produtores que existem em todos os municípios da região.

Olá Jornal