Com reconhecimento de universidade, Univates, foca em pesquisa e ensino a distância

Guilherme Siebeneichler
agosto02/ 2017

Após se tornar a Universidade do Vale do Taquari (Univates) a reitoria da instituição de ensino superior lajeadense projeta os próximos passos. Os projetos a longo prazo envolvem a ampliação da pesquisa científica voltada a produção de alimentos. O objetivo é de garantir crescimento da vocação de negócios da região, com o respaldo acadêmico para o desenvolvimento de novas tecnologias neste segmento econômico.

O reitor da Univates, Ney José Lazzari, afirma que o reconhecimento como universidade garante, para o até então Centro Universitário, respaldo no mundo. “Isso é quase um status a mais, porque a nossa instituição já desenvolvia pesquisas e outras obrigatoriedades de universidades. O título é o nosso reconhecimento e coloca a Univates em cenário de destaque no Brasil.”

O docente lembra ainda que a instituição poderá garantir novas linhas de financiamento para pesquisas, o que pode agregar para toda a região que está inserida. “Nos abre portas para acessar novas linhas de crédito, não só em território nacional, mas no mundo. O universo das pesquisas é bastante e abrangente,” ressalta.

Segundo o reitor, o projeto institucional a longo prazo, leva em consideração o aumento das linhas de pesquisas a partir dos cursos de doutorado da instituição. A instituição já desenvolve estudos dentro do ramo de alimentos, como, produtos lácteos e vinhos. “A cada novo aluno dos nossos doutorados poderemos ampliar essa gama de pesquisas, aproveitando os laboratórios da instituição, bem como a incubadora tecnológica,” destaca.

ENSINO A DISTÂNCIA
A partir de 2018 a Univates também prepara a oferta de cursos na modalidade de Ensino a Distância (EAD). O projeto está sendo desenvolvido por uma comissão e deve ser apresentado no próximo vestibular. A proposta é de agregar novos estudantes por meio do ensino fora da sala de aula. Tendência global, este tipo de curso deverá envolver licenciaturas e tecnólogos. “Para isso estamos aprendendo, buscamos uma consultoria e investimentos. O ensino à distância é uma tendência no mundo e queremos oportunizar essa modalidade também.”

Entre os investimentos previstos para serem realizados estão a construção de salas específicas para vídeo-aulas, além de plataformas digitais de ensino e acompanhamento dos alunos.

Guilherme Siebeneichler