Com quase cinco mil estudantes, rede municipal de ensino se desafia para melhorar aprendizagem

Olá Jornal
agosto10/ 2019

O universo de estudantes na rede pública de ensino em Venâncio Aires compreende 4.915 alunos. A rede atende este universo de alunos no município em 37 escolas, sendo 13 de Educação Infantil e outras 24 de Ensino Fundamental. Tamanho atendimento aponta para os desafios que envolvem o ensino público e um oportuno debate para o Dia do Estudante, comemorado neste domingo, 11.

Se na rede municipal são quase cinco mil alunos, no total, Venâncio Aires tem 7.084 matrículas, envolvendo também a rede estadual e as escolas privadas. Os dados constam em relatório de 2018 do IBGE.

Atualmente, o Município é o principal fornecedor de ensino para os jovens e crianças da cidade. Em cada canto de Venâncio Aires, existe um educandário, principalmente no perímetro rural. Sob responsabilidade da Secretaria Municipal de Educação, estão 316 professores de ensino fundamental, 94 professores de Emeis, 163 monitores de educação infantil e 55 atendentes. Além disso, outros 54 agentes escolares e 35 serventes atuam para garantir acesso ao ensino nas escolas da Capital do Chimarrão.

Com todo este “exército” de pessoas, o desafio atual em todos os níveis de escolarização envolve algumas demandas. A principal delas é o novo modelo de educação, buscando garantir maior participação dos alunos no processo de aprendizagem. Este ponto vai muito além da modernização das estruturas ou da digitalização das salas de aula. Passa pela qualificação diferenciada dos profissionais que atuam na rede de ensino público.

Segundo a secretária municipal de Educação, Joice Battisti Gassen (MDB), até então o professor era qualificado para repassar conhecimento. Nos próximos dois anos, junto com o Plano Nacional de Educação, ações de formação serão desenvolvidas buscando aprimorar os profissionais de ensino, com o objetivo de ampliar a participação do aluno em sala de aula. “Não é uma ação isolada e só de Venâncio Aires. É uma medida discutida e organizada em nível nacional. A reformulação do ensino vai passar por um novo método de educar, em que o aluno, junto com os professores, passam a conduzir os processos de aprendizagem.”

BNCC
Conforme a gestora, o Governo Municipal tem estimulado profissionais de ensino a se cadastrarem em cursos e qualificações oferecidos pelo próprio Ministério da Educação. “Além das ações e debates promovidos pelo próprio Município, a Secretaria Estadual de Educação, junto com o MEC tem discutido e promovido cursos online. O foco principal é de melhorar a aprendizagem, instigando o aluno para ser curioso, que queira descobrir todos os potenciais da educação,” argumenta Joice.

Uma das ferramentas já em utilização pelos professores gaúchos, é o Avamec, uma plataforma colaborativa de aprendizagem que permite a concepção, administração e desenvolvimento de diversos tipos de ações formativas, como cursos à distância.

PROFESSOR
Ao destacar os desafios da educação e do processo de ensino, a secretária lembra que o papel do professor nunca foi tão importante. “Por vezes ouvimos que o professor perderia espaço na nova escola, ele nunca foi tão importante para estimular os alunos na aprendizagem,” finaliza.

Olá Jornal