Com quase 17 mil testes rápidos para Covid-19 realizados, município avalia novo lote

Olá Jornal
outubro29/ 2020

Venâncio Aires iniciou ainda em agosto a testagem em massa da população. Desde então, 16.750 testes rápidos já foram realizados. O lote total adquirido é de 20 mil unidades. O investimento ultrapassa os R$ 1,2 milhão. A Capital do Chimarrão foi um dos únicos municípios gaúchos a realizar a testagem em massa da população. Com a compra realizada pela Secretaria Municipal de Saúde será possível avaliar a circulação do novo Coronavírus (Covid-19), em 30% da população.

Conforme o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber (PSB), a compra de um novo lote ainda está em avaliação, já que existe estoque para novos testes. “A testagem segue liberada para toda a população nos pontos de saúde.”

Duas edições com testagem volante ocorreram neste período. Na primeira fase, os testes rápidos ficaram disponíveis para idosos, gestantes, casos suspeitos ou que tiveram contato com casos positivos, sintomáticos e grupo de risco, como diabéticos e doentes respiratórios crônicos.

A testagem em massa foi um dos caminhos adotados pelo município para garantir o isolamento de pessoas positivas com Covid-19 e pessoas próximas. A medida fez parte das recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS), para barrar o crescimento dos casos positivos. O objetivo também é de analisar os casos de forma inicial, como forma de evitar internações dos casos mais graves da doença.

REGIÃO
A última etapa do estudo de casos existentes de Covid-19 desenvolvido pelo Consórcio Intermunicipal de Serviços do Vale do Rio Pardo (Cisvale) apontou a estimativa de 12.165 infectados nos 14 municípios da área de abrangência. O número representa um infectado a cada 30 pessoas. A população total na região da pesquisa é de cerca de 350 mil habitantes. Dos 3,4% infectados, 2,73% apresentam anticorpos do tipo IgG, mostrando o contágio pela Covid-19 ocorreu há mais de 30 dias pelo menos. Os dados fazem parte dos resultados da quarta e última etapa do estudo Covid-VRP, realizado em agosto e outubro. Pesquisadores da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) percorreram 14 municípios da região e realizaram testes rápidos na população, buscando identificar a prevalência do novo coronavírus.

Olá Jornal