Com previsão de aumento dos casos de Covid-19 em janeiro, medidas de prevenção são o caminho para reduzir transmissão

Olá Jornal
janeiro13/ 2021

Venâncio Aires abriu a semana confirmando quase 50 novos casos de Covid-19. A tendência é de crescimento significativo para a doença ao longo de janeiro. Pelo menos, esta é a previsão apontada pela 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS), em função do período de férias e reflexo das festas de fim de ano. As medidas para reverter a situação seguem as mesmas: uso de álcool em gel, máscara e distanciamento social.

“São as medidas mais importantes neste momento. O mês será de crescimento dos casos positivos, por conta das aglomerações em função do período de férias e o verão. Além disso, nestes últimos dias temos reflexos das festas de fim de ano. As medidas já adotadas desde o ano passado, seguem sendo as principais. O momento é de prevenção,” destaca a coordenadora da 13ª Coordenadoria Regional de Saúde, Mariluci Reis.

Na região, os casos estão em elevação e acende o alerta para a comunidade regional. “O momento é de atenção, ainda temos leitos, mas os casos mais graves poderão exigir cuidados especiais nos hospitais,” detaca.

VACINA
Sem data para iniciar, a previsão do Ministério da Saúde é garantir o início da imunização até o fim de janeiro. Conforme Mariluci, o plano deverá seguir os moldes da vacinação contra a gripe H1N1, com os grupos prioritários por idade, profissionais da saúde e pessoas com algum tipo de doença grave. Com isso, em Venâncio Aires deverão ser oferecidas mais de 12 mil doses da vacina.

“Ainda estamos discutindo junto à Secretaria Estadual de Saúde o plano de vacinação contra a Covid-19. Já existe estoque de seringas e uma logística organizada para receber o material. Semanalmente são feitas reuniões para discutir o assunto e orientar as prefeitura,” explica.

Na Capital do Chimarrão a secretaria municipal de Saúde já desenha o plano de vacinação local e analisa a estrutura. Para garantir a imunização, novos profissionais de saúde deverão ser convocados, para garantir suporte. O prefeito Jarbas da Rosa (PDT) afirma que se houver necessidade de compra de materiais para o plano de vacinação, o Município irá priorizar. “Haviam dúvidas sobre estoque de seringas, por exemplo, se precisar faremos essa compra para garantir agilidade neste processo.”

PROTOCOLOS
Na última semana a Prefeitura de Venâncio Aires anunciou mudanças nos protocolos de atendimentos aos pacientes. O Centro de Atendimento Respiratório (CAR), que funcionava no Pavilhão de Eventos São Sebastião Mártir, passa para um local anexo ao Posto de Saúde do bairro Gressler. Além de novos espaços físicos, o objetivo é alterar protocolos para encaminhamentos de exames e procedimentos.

O prefeito Jarbas da Rosa, que responde também pela Secretaria de Saúde, e a vice Izaura Landim, visitaram nesta sexta-feira, 08, o novo espaço destinado ao CAR. “Nossa preocupação inicial era oferecer mais conforto aos profissionais que vinham sofrendo com as altas temperaturas nos Pavilhões. Em seguida, conversando com a equipe técnica, vimos a necessidade de implantar aqui novos protocolos também”, destacou.

Outras alterações previstas dizem respeito a adoção de protocolos médicos, encaminhamentos para exames e medicação. “Já estão sendo buscadas alternativas para garantir que o paciente saia do CAR, por exemplo, com a medicação básica do seu tratamento. Queremos evitar a peregrinação dos pacientes pela rede atrás de exames e medicação”, explicou o gestor.

O Centro de Atendimento Respiratório (CAR) funcionará no bairro Gressler de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 11h30min e das 13h às 17h.

FOTO: EFE

Olá Jornal