Com média mensal de 390 atendimentos, Conselho Tutelar ganha novo espaço para acolher crianças e adolescentes

Olá Jornal
julho01/ 2022

Buscando oferecer melhores condições de atendimento a crianças e adolescentes em situação de risco, o Conselho Tutelar de Venâncio Aires ganha um novo espaço de trabalho. Mais amplo, com mais cômodos e com característica de uma casa, a estrutura atende uma demanda solicitada pelos próprios conselheiros. Nesta semana, o prefeito Jarbas da Rosa e a secretária de Desenvolvimento Social, Claidir Kerkoff Trindade, visitaram o novo endereço do conselho, destacando a necessidade do município oferecer esse espaço mais acolhedor para as crianças vítimas dos mais diversos tipos de abuso.

Mantendo-se na região central, mas agora na rua General Osório, 910 (próximo ao semáforo na esquina com a rua Coronel Agra), tem os números de telefone: 51 2183.0741 (de segunda a sexta-feira), 99773.5097 (Plantão 24 horas) ou ainda o Disque 100.

Desde o começo do ano, o Conselho já registrou 2.341 casos, o que resulta em uma média de 390 atendimentos por mês, envolvendo crianças em risco social ou com seus direitos violados. Conforme as coordenadoras Barbara Fischer e Aline Machado da Silva, os casos que mais são atendidos são de abuso, estupro de vulnerável, relacionamento familiar, evasão escolar, negligência e agressões.

“Vínhamos pedindo um novo espaço para o Conselho Tutelar a tempo. Nossa demanda aumenta a cada dia e precisávamos, por exemplo, de mais salas para atendimento, também um espaço para crianças brincarem e uma sala somente para os arquivos dos atendimentos”, destacam os conselheiros.

PANDEMIA

Ampliar o espaço para os trabalhos ficou ainda mais necessário, de acordo com a coordenação, com o retorno das aulas presenciais, depois da pandemia do coronavírus. “No período em que as escolas estavam com aulas on-line, os atendimentos eram diferentes. Recebíamos denúncias de negligências familiares. Depois, com o retorno das aulas presenciais a demanda aumentou e surgiram situações de abuso, estupro de vulnerável, agressões e diversas outras situações que estavam acorrendo e que as crianças e adolescentes não tinham para quem contar”, destacam conselheiros.

Segundo eles, as escolas e os professores são importantes aliados dos conselheiros, sendo que muitas situações de agressão de menores chegam através dos professores. “Por isso, é muito importante que ao perceberem qualquer situação que põe em risco a criança ou adolescente, a escola e os professores não se omitam do seu dever e alertem o Conselho Tutelar”, destacam.

Instalado a partir da Criação do Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA, em 1990, o Conselho Tutelar de Venâncio Aires, conta com o trabalho de cinco conselheiros: Barbara Fischer (Coordenadora) e Aline Machado da Silva (Vice Coordenadora), Claudete Maria Leismann da Fonseca, Luis César Fernandes e Israel Souza da Silva.

CRÉDITO: AI PMVA

Olá Jornal