Com crescimento de 111,37% em usinas solares, Venâncio é o décimo município gaúcho com mais unidades geradoras

Olá Jornal
janeiro26/ 2022

A produção de energia a partir das placas solares veio para ficar. A elevação nos custos com energia elétrica, barateamento dos sistemas fotovoltaicos e linhas de financiamento têm estimulado a implantação das unidades geradoras país afora. Em Venâncio Aires, 2021 encerrou como o maior em potência instalada e novas usinas. O crescimento é de 111,37%, se comparado a 2020, o que coloca a Capital do Chimarrão na décima posição entre as cidades gaúchas com mais unidades em funcionamento.

A potência instalada em Venâncio Aires quase dobrou em um ano, passou dos 2.651,20 kW para 4.721,99 kW. Ao longo de 2021 foram implantadas 706 unidades geradoras na cidade. Com isso, o total de usinas, desde 2014, em operação na cidade totalizam 1.506, com 13.148,10 kW de potência instalada.

CLASSES
No território venâncio-airense, 42,66% da potência instalada vem das unidades de geração residenciais. Na sequência aparece a potência instalada no setor comercial, que representa 33,83% do total gerado. As unidades no meio rural representam 14,13% do total em geração solar no município. Já o segmento industrial é responsável por 8,53% do total gerado pelo município.

TENDÊNCIA
De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o número de adeptos da energia solar já ultrapassa 1 milhão e é composto em sua maioria por residências. São 76,6% de residências, 13,4% são comércios e serviços, 7,6% correspondem a produtores rurais, 2,1% de indústrias, o poder público 0,3%, outros tipos de serviços públicos com mais 0,3% e 0,01% de iluminação pública.

A expansão da geração própria de energia (geração distribuída – GD) alcançou um ritmo sem precedentes. Ao atingir a marca de 9 gigawatts (GW) de potência instalada na sexta-feira, 21, o País saltou de 8 GW para o patamar atual em apenas 42 dias.

Afubra leva a tecnologia para 100 municípios

O sistema Afubra Verde Energia Solar, da Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra) já alcança 100 municípios com a tecnologia. O sistema fotovoltaico passou a integrar o rol de produtos que a entidade oferece desde 2018 com objetivo de gerar economia e sustentabilidade para o campo e a cidade. De lá pra cá, mais de 23 mil módulos foram instalados.

E a expectativa é de crescimento ainda maior. O gerente de eficiência energética, Elieser do Prado Bastos, estima que o aumento deve chegar aos 100%. “O crescimento das vendas está sendo exponencial, sempre prezando pela seriedade e comprometimento com seus mais de 1.600 clientes”, avalia.

Em 2021 ocorreu a introdução da célula de engenharia junto ao setor devido ao aumento de projetos de engenharia. Atualmente a rede conta com aproximadamente 25 vendedores e uma equipe técnica de cinco pessoas. Indiretamente a Afubra Verde Energia Solar auxilia na geração de renda para 10 empresas terceirizadas, com cerca de 40 profissionais externos, todos verificados e certificados para atender os padrões de qualidade Afubra.

SERVIÇOS
A crescente demanda por alternativas sustentáveis levou a Afubra a oferecer mais dois serviços dentro do sistema de energia solar. Um deles é a linha de bombeamento de água totalmente alimentado por energia fotovoltaica, sem necessidade de obtenção de energia da concessionária. O sistema simples, de rápida instalação e remoção e de grande mobilidade, pode ser usado em vários locais da propriedade. O sistema, assim como as placas solares, pode ser adquirido à vista ou financiado pelo Pronaf ou por linhas especiais, disponíveis em várias instituições bancárias.

Outro é a uma estação de carregamento de veículos elétricos localizada na Afubra matriz, em Santa Cruz do Sul. O espaço no estacionamento da loja (subsolo) e, na vaga correspondente, fornece infraestrutura de energia elétrica para recarga de veículos elétricos, por meio de plug-in. O sistema de carregamento conta com um carregador veicular da marca ABB para cargas rápidas. Os interessados que queiram colocar um eletroposto em seu comércio ou residência, podem entrar em contato com os consultores técnicos do Departamento de Eficiência Energética da Afubra, tanto da matriz, quanto das filiais, para solicitar um orçamento, sem custos.

“Acredito que os produtos voltados para a área de energia solar são o alicerce para uma nova linha de investimentos da empresa. Se notarmos a tendência da Pegada de Carbono, que é um nicho de mercado com um crescimento elevado e com grandes perspectivas para os próximos anos, teremos novas áreas de atuação que facilitarão a vida de nossos Associados e clientes”, afirma Bastos.

FOTO: Divulgação/AI Afubra

Olá Jornal