Com 16 mil testes rápidos aplicados para Covid-19, saúde prepara novo Dia D

Olá Jornal
outubro10/ 2020

No próximo dia 17 de outubro a Secretaria Municipal de Saúde prepara um novo Dia D, para testagem de Covid-19. Até esta sexta-feira, 09, mais de 16 mil testes rápidos já haviam sido aplicados na população. Isso não quer dizer que este é o número de pessoas que realizaram a testagem, já que um mesmo cidadão pode realizar mais de um teste.

Em avaliação de todas as etapas de testes, o secretário municipal de Saúde, Ramon Schwengber, destaca que a procura por exames segue ocorrendo, nas unidades básicas de saúde. “A população tem procurado os testes e isso é importante, quando identificamos um novo caso é feito um trabalho para acompanhar as pessoas próximas, evitando que o vírus circule.”

A Capital do Chimarrão foi uma das poucas cidades gaúchas a realizar a testagem em massa da população. No total foram adquiridos 20 mil unidades de testes rápidos. O investimento ultrapassa R$ 1 milhão. Todas as unidades de saúde, tanto da área urbana, como no perímetro rural, possuem testes rápidos.

DIA D
No próximo sábado, 17, está agendado mais um Dia D de testagem em massa. O Centro de Atendimento para Pessoas com Sintomas Respiratórios, montado no Pavilhão São Sebastião Mártir, estará aberto para realização de testes de detecção da prevalência do Coronavírus. O atendimento será das 8h às 16h. Para fazer o teste é necessário estar munido de Cartão SUS e CPF. A testagem é aberta a todos os públicos, porém, preferencialmente para quem ainda não realizou o teste. Se, caso, já fez a testagem em outra ocasião, poderá repeti-lo desde que seja um intervalo de dez dias.

ESTADO
A pandemia já infectou mais de 208 mil gaúchos – alcançando 495 de 497 cidades do Rio Grande do Sul. Do total de casos confirmados, 93% já estão recuperados e 4% dos pacientes seguem em isolamento. Em Venâncio Aires são quase 1,6 mil casos positivos da doença. Do total, já são mais de 1.511 considerados recuperados. São 20 óbitos por conta da Covid-19. Até esta quinta-feira, 08, 14 leitos de UTI estavam ocupados no Hospital São Sebastião Mártir (HSSM). No total são 18 leitos de tratamento intensivo em funcionamento na casa de saúde venâncio-airense.

Olá Jornal