Com 100% de ocupação, hospital detalha ações para atendimentos na UPA e Pronto Atendimento

Olá Jornal
maio26/ 2022

A direção do Hospital São Sebastião Mártir detalhou em coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira, 26, informações sobre a atual situação nos atendimentos do Pronto Atendimento e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA). Após anunciar ocupação de 100% dos leitos disponíveis, o diretor técnico da casa de saúde, Dr. Guilherme Fürst Neto, afirma que toda a rede de saúde do estado foi surpreendida com aumento repentino de doenças respiratórias, acarretando no esgotamento dos serviços de atendimento. A coletiva do HSSM contou também com a presença do diretor administrativo do hospital, Fernando Siqueira, ocorreu após reunião com representantes da Prefeitura de Venâncio Aires.

Coletiva de imprensa foi realizada pela direção do HSSM para detalhar medidas e ações visando melhorar atendimentos

“Este é um fenômeno que está ocorrendo em todo o estado. Tradicionalmente ocorrem aumento de demanda no período de inverno, entre julho e agosto. Porém, neste ano iniciou já em abril. É um momento diferente, que tem chamado atenção também pela gravidade dos pacientes,” comenta Fürst Neto.

Durante o encontro com a imprensa, foram apresentados dados de atendimentos e internações. As informações levam em consideração períodos antes da pandemia, uma vez que durante 2020 e 2021 os atendimentos em saúde estavam concentrados para casos de Covid-19. Em maio de 2018, a UPA teve 4.668 atendimentos; em maio de 2019, foram 4.730; e, neste maio de 2022, o número já chegou 5.500, devendo subir para 7 mil até o fim de maio. Em relação às internações no HSSM, em abril de 2019, foram 533. Abril de 2022 fechou com 598. Em maio de 2019, 548 pessoas foram internadas. Neste maio de 2022, já são 593.

Atualmente a casa de saúde conta com 114 leitos para internação. Seis profissionais médios atuam na UPA e no Pronto Atendimento (PA) do HSSM. A maior procura por atendimentos ocorre ao longo da manhã e tarde (confira o gráfico).

Gráfico aponta para períodos de maior demanda por atendimentos na rede hospitalar

AÇÕES

Buscando ampliar os atendimentos, a direção do HSSM prepara novas contratações de enfermeiros e técnicos de enfermagem, direcionados para a UPA. Além disso, o poder público irá ampliar horário de atendimento em postos da rede municipal, buscando desafogar os serviços do hospital. A expectativa do diretor técnico é de melhorar o tempo por atendimento nas próximas semanas.

“Sabemos e temos conhecimento que o atendimento do PA e UPA não é o atendimento que gostaríamos de ter. Mas estamos trabalhando para melhorar e temos uma série de medidas em andamento para isso. O estado vive um fenômeno, que não era esperado para este período. Pedimos apoio da população para enfrentarmos esse momento juntos,” destaca Guilherme Fürst Neto.

Olá Jornal