Coluna do Olávo deste sábado, auditorias e força dos sindicatos tem destaque

Contraponto
Aproveitando o mês de aniversário de Venâncio e o momento atual dos questionamentos sobre a Reforma Trabalhista e o papel dos Sindicatos, o Olá Jornal faz um resgate histórico sobre algumas lutas dessas entidades. A ideia é mostrar de que forma a atuação dos trabalhadores organizados modificou a história do município, englobando a economia, emprego e aspectos sociais. Na última quarta-feira, 18, publicamos reportagem sobre a luta do STR para a aposentadoria rural, no fim dos anos 1980. Elzira Kroth coletou mais de 30 mil assinaturas pedindo ao vice-presidente na época, Itamar Franco, a inclusão dos trabalhadores agrícolas na Previdência Social. Também figura entre a principal luta sindical a permanência da antiga Fumossul, em que os sindicatos se envolveram, junto com a classe política, para garantir a continuidade das atividades em Venâncio. Todos colheram o sucesso das mobilizações, não só os trabalhadores, mas também a comunidade, com a geração de impostos e empregos.

Comitê
Venâncio garantiu destaque estadual por conta da união dos sindicatos representantes de trabalhadores. Isso porque, nos últimos encontros nacionais e estaduais das federações de classe, os dirigentes estão recomendando a criação de comitês suprassindicais. Desde fevereiro o município já conta com a união de seis entidades sindicais. Movimento importante, sem partido e com proposta de defesa dos trabalhadores. Cada sindicato carrega a sua bandeira, porém, em nome do comitê o grupo tem trabalhado para manter a uniformidade de ideias. O caminho está aberto e os sindicatos locais estão mostrando que é possível unir forças, mesmo em um momento tão adverso da política nacional.

PENTE-FINO
A Secretaria da Fazenda projeta ações de análise dos gastos em contratos realizados nos últimos anos. O objetivo é de fiscalizar o cumprimento das ações contratadas pelo Município. O trabalho deverá ser intensificado a partir da contratação de novos fiscais tributários. Como uma espécie de auditoria, o objetivo é de averiguar contratos de publicidade, serviços e compra de materiais. O trabalho deve apontar a aplicação de recursos públicos e a efetividade dos itens contratados. A iniciativa ainda está na fase inicial, mas deve ganhar corpo nos próximos meses, a partir da demanda de aplicação de tributos em contratos em que houve sonegação, como forma de aumento das receitas municipais.

IMPRENSA LIVRE
A partir das denúncias envolvendo o presidente Michel Temer (PMDB) em delações dos donos da JBS, a imprensa demonstra a sua importância. Não só pelo trabalho investigativo, mas também pela liberdade de analisar os fatos com profundidade em tempo recorde. Com imprensa livre todos ganham, inclusive a classe política, no caso os que não se envolvem em situações questionáveis. Em momentos como este, a geração de conteúdo independente ganha força novamente e resgata o papel mais importante da comunicação, informar com ética e compromisso, sem acordos. O caminho está aberto e depois de um período de descrédito para a imprensa, mídias alternativas e responsáveis surgem para mudar a história de um Brasil engolido por atos de corrupção.

Tags:,
Guilherme Siebeneichler