Coluna do Olávo deste sábado, 19 de outubro

Olá Jornal
outubro19/ 2019

ÓRGÃOS FEDERAIS EM VENÂNCIO
Na semana em que a Polícia Federal realizou a Operação Autoclave em Venâncio Aires, investigando aplicação de recursos públicos na prestação de serviços da IBSaúde, outra visita do Ministério Público Federal (MPF) também chamou atenção. Representantes do órgão federal estiveram na cidade para visitar a localidade de Linha Cipó, onde funcionava em escola municipal o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti). Valores do Governo Federal para manter o Peti na escola Maria Quitéria deveriam ter sido aplicados na estrutura. Porém, os valores não foram destinados para o programa. A denúncia ao MP foi encaminhada pelo próprio Governo Municipal, já que a situação das contas da assistência social eram questionadas pelo Ministério de Desenvolvimento Social, e poderiam resultar em devolução dos recursos. Outros problemas na área foram apontados e somam R$ 1 milhão. O assunto é investigado pelo MPF.

PAGANDO A CONTA
Um decreto assinado pelo prefeito de Venâncio Aires no último dia 14 de outubro destina R$ 26,5 mil para o Festival de Balonismo. O recurso será aplicado em sonorização, shows artísticos e outros serviços terceirizados, segundo consta no decreto. O evento, que ocorre no Parque do Chimarrão nos dias 14 a 17 de novembro, terá cobrança de ingresso, apesar da aplicação de recursos públicos.

OKTOBERFEST
A Festa da Alegria encerra a sua 35ª edição neste domingo, 20. O maior evento da região tem expectativa de fechar as programações com público de 400 mil. A Oktoberfest de Santa Cruz do Sul busca movimentar o setor hoteleiro em toda a região, e fomentar a cultura germânica não só na cidade vizinha, mas em todo o Vale do Rio Pardo. Neste ano, a ocupação dos hotéis durante o período do evento registrou recorde. Alguns artistas dos shows nacionais e parte das equipes ficaram hospedados no Hotel Guest, de Venâncio Aires. A medida também ocorre pelo contato com o empresário Genésio Lehmen, representante da Ambev e responsável pela distribuição de bebidas e o chopp da Oktoberfest neste ano.

CÂMARA SOBE A SERRA
A Câmara de Vereadores realiza na segunda-feira, 21, mais uma sessão interiorizada. Após passar por Picada Nova, e Vila Deodoro, o Legislativo Municipal fecha um roteiro de três sessões no perímetro rural, em Linha Maria Madalena. A reunião com os parlamentares ocorre a partir das 19h no ginásio da comunidade.

SUGESTÃO PARA A SAÚDE NOTURNA
Após abrir o posto de saúde do bairro Gressler nas segundas e terças na parte da noite, o vereador André Puthin (MDB) sugere a ampliação dos serviços de atendimento odontológico também no horário noturno. A medida foi apresentada nesta semana por meio de pedido de providência. A proposta é de garantir horário alternativo para atendimento da população do postão, como é conhecida popularmente a unidade de saúde. A medida será avaliada pela Prefeitura. Outra proposta foi apresentada pelo vereador Tiago Quintana (PDT), buscando a destinação de um pediatra para o posto de saúde no turno da noite.

Olá Jornal