Coluna do Olávo deste sábado, 11, gato falante!

Guilherme Siebeneichler
fevereiro11/ 2017

Aposentadoria pra quem?
Como pode isso? Quem decidirá sobre a Reforma da Previdência são deputados federais que podem se aposentar com até dois anos de mandato, e eu aqui não sei quantas vidas terei que perder até garantir o benefício, não é mesmo? Irônico, especialmente porque as discussões perdem a credibilidade com muitos deputados federais que estão aí, sob investigação ou já aposentados. Mudanças no sistema de aposentadorias e pensões são importantes para garantir o futuro dos trabalhadores. Mas olhando mais uma vez para os 99% dos brasileiros pagadores de contas do governo, a reforma prejudica os mais pobres, especialmente o trabalhador no campo. Um cenário de lutas se forma desde o ano passado, em Venâncio um movimento chama a atenção, a união de sete sindicatos que pretendem mostrar aos trabalhadores o que a PEC 287 pretende fazer. O grupo formou um comitê e vai promover um encontro na Câmara de Vereadores dia 18.

Política da província
Nesta semana o ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT) entrou em contato com a redação do Olá Jornal e questionou as informações divulgadas pelo governo municipal sobre a projeção do déficit de 2017. Na avaliação do ex-gestor a estratégia de terra arrasada não é nova, mas também não pode paralisar a cidade. Segundo ele, somente o acumulado da dívida ativa pode suprir o vermelho de R$ 40,9 milhões anunciados pela equipe econômica do Município. Para Artus, os números são superestimados e não reais, já que o déficit projetado na lei orçamentária é de R$ 13,8 milhões.
Se for o caminho para garantir austeridade no governo local, a estratégia de fundo do poço pode gerar resultado, pelo menos para acalmar aliados políticos. É o que fazem Sartori e Temer, não é mesmo?

Escuta aqui, ó
A proposta do atual prefeito de dedicar uma manhã para ouvir as demandas da comunidade tem repercutido. Para muitos que participam do Gabinete de Portas Abertas é a primeira vez que visitam a sede Administrativa de Venâncio. Mas além de obras e reformas, o que tem chamado atenção são as pessoas que buscam nos encontros das sextas-feiras vagas de emprego. Os índices elevados de desemprego também atigem o município, porém a partir do próximo mês devem iniciar as contratações de safristas. Ouvir a comunidade é fundamental e aproximar as pessoas dos gestores oportuniza inclusive a correção de projetos ou programas que não contemplem as reais necessidades. A boa da hora é, falar diretamente ao prefeito ou vice, antes do facebook era assim que a população se comunicava e a tendência é melhorar as relações humanas, dica do gato Olávo 😉

Tags:,
Guilherme Siebeneichler