Coluna do Olávo desta quarta-feira, 27

Olá Jornal
janeiro27/ 2021

MUDANÇA DE EMENDA
Na última semana o Governo Municipal anunciou mudança na aplicação de recursos federais garantidos por meio de emenda do deputado Marcelo Moraes (PTB). Os recursos de R$ 500 mil serão aplicados na construção de um Centro Social junto ao bairro Battisti. Entretanto, a verba foi encaminhada ao município ainda no ano passado para a construção de um espaço de convivência na localidade de Picada Mariante, após mobilização da comunidade do local. A mudança para o direcionamento do valor foi questionada pelos vereadores do PTB, partido que trabalhou pela indicação do valor federal. Em defesa da mudança, os vereadores da base governista justificaram que o recurso precisa ser utilizado na construção de um espaço social, e na localidade do interior, o projeto inicial seria para um ginásio, correndo o risco do Município perder o recurso. O líder do governo, Gerson Ruppenthal (PDT) propôs uma reunião com a equipe do governo para compreender a mudança no projeto. A obra ainda não tem previsão para ser iniciada, com o projeto sendo adequado para abertura de licitação.

FOCO NO TABACO
A Pyxus Internacional, empresa controladora da Alliance One, anunciou na última semana que está deixando o mercado de canabis e vai concentrar os seus negócios nas operações de tabaco e produtos para dispositivos eletrônicos para fumar (e-líquidos). A medida estratégica busca garantir a restruturação financeira da companhia. Com a legalização do consumo recreativo de canabis no Canadá, a empresa americana havia adquirido participação em negócios do ramo, para ingressar neste mercado. Agora, pretende fortalecer a sua presença nos novos produtos para fumar, e na produção tabacaleira. Ainda no ano passado a Pyxus comunicou pedido de falência para reestruturar suas operações, assimo como ocorreu com outras companhias internacionais. As ações do pedido não atingiram a filial brasileira, que tem sede administrativa em Venâncio Aires.

FILAS DA CAIXA
Nos últimos dias, as filas na Caixa Econômica Federal chamaram atenção dos vereadores do município. Na sessão da Câmara, o presidente Tiago Quintana (PDT), destacou o movimento de usuários, que ocupava a quadra aguardando atendimento. O parlamentar solicitou ao banco estatal alguma providência, buscando evitar o acúmulo de pessoas na rua. “A instituição que deveria tomar todas as precauções sobre esta situação. Sei que tem o aplicativo, mas é preciso mais servidores e suporte para as pessoas com dificuldade para estas ferramentas,” questionou. O movimento em bancos e lotéricas tiveram aumento considerável por conta dos programas federais de auxílio financeiro durante a pandemia. Com restrição no acesso, as longas filas são verificadas desde maio, pelo menos.

PEDE PRA SAIR
Durante a sessão desta segunda-feira, 25, o vereador Elígio Weschenfelder, popular Muchila, questinou a fala do líder de governo, Gerson Ruppenthal, que teria visto servidores públicos “circulando no centro” em horário de serviço. Muchila criticou a postura do parlamentar por não dar nomes ou encaminhar a situação para ser averiguada por meio de sindicância. O socialista questionou a postura do pedetista, que nas últimas seções está trazendo dados sobre a situação das máquinas e questionando o número de solicitações dos parlamentares. “Venâncio Aires espera do prefeito Jarbas um bom trabalho, e tem competência para isso, agora falo em alto e bom som, repense o seu líder de governo, pois esse mais atrapalha do que ajuda,” disparou ao encerrar o seu período de comunicações. Em resposta, Ruppenthal destacou o seu histórico junto à Câmara de Vereadores e finalizou a sua fala dizendo: “Tu só incomoda alguém quando tu é alguém.”

MANTENDO A TRADIÇÃO
O deputado federal Heitor Schuch (PSB) acompanhou o último dia da 145ª Festa de São Sebastião Mártir. O parlamentar manteve a tradição de visitar o evento religioso de Venâncio Aires. Na passagem aproveitou para consumir o tradicional pastel do Bastião. A passagem do parlamentar foi acompanhada pelo ex-prefeito Giovane Wickert e os vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder (Muchila).

Olá Jornal