Coluna do Olávo desta quarta-feira, 24 de novembro

Olá Jornal
novembro24/ 2021

TABACO GLOBAL
Passada a COP9 e MOP2, principais eventos de controle do tabaco, que possuem ligação direta com a região e Venâncio Aires, importantes produtores do país, os olhares já se direcionam para 2023, quando o evento global volta ao modelo presencial. Se 2021, por ser virtual e com pressão do governo federal, não foi de prejuízos à cadeia produtiva, na próxima edição, assuntos já discutidos podem ganhar força novamente, atingindo diretamente os agricultores e a produção. Podem voltar à pauta políticas de diversificação compulsória, dificuldades para financiamentos e metas ambientais nas propriedades rurais. A pressão mundial também busca garantir debate sobre os novos dispositivos para fumar, os populares cigarros eletrônicos. De fato, a COP9 foi importante também para apontar novas oportunidades e formas de diálogo. Inclusive para a imprensa, que pela primeira vez conseguiu acompanhar todas as reuniões, formas de votação e posições adotadas pelas delegações. Um importante passo, que ainda gera dúvidas para a próxima edição. Esta COP foi importante também para valorizar aqueles que de fato realizam acompanhamento da Convenção Quadro para Controle do Tabaco. O Olá Jornal esteve lá, mesmo que virtualmente, como único jornal do país credenciado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), para a cobertura. Prontos para os próximos capítulos.

MUDANÇAS NO PTB
O vereador Ezequiel Stahl (PTB) passou a sua cadeira para o suplente Alberto Sausen (PTB) pelos próximos dias. O parlamentar foi aprovado em concurso público da Susepe e seguirá nos próximos meses em cursos preparatórios. Nova oportunidade para Sausen, que conquistou na última eleição 764 votos. O suplente já assumiu cadeira na bancada em abril deste ano. O partido também alinha a nova direção municipal, após a renúncia de Renato Gollmann, que deve se filiar ao Podemos. Um dos nomes cotados é o ex-vereador José Arnildo Camara. André Kaufmann (PTB) também projeta a restruturação do partido em Venâncio, com foco nos trabalhos para as eleições de 2022 e 2024 no município.

LIMPEZA URBANA
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de licitação, na modalidade pregão eletrônico, para a compra de equipamentos voltados ao departamento de limpeza urbana. A estimativa de investimento é de R$ 717 mil, entre unidades de motosserras, sopradores, lavadora de alta pressão, motopodas, trator para corte de grama, roçadeiras, perfurador de solo, e tratores agrícolas. Os recursos são oriundos de financiamento contratado junto ao Banco do Brasil. O processo de abertura das propostas ocorre no dia 08 de dezembro.

CONTRATO COM A CORSAN
A renovação do contrato com a Corsan, com aditivos até 2062 pautou as falas dos vereadores na sessão desta segunda-feira, 22. Alguns parlamentares criticaram a falta de conhecimento sobre a proposta apresentada pela direção da estatal ao Município. O Sindiáguas tem apontado que a renovação do contratado tem como finalidade a privatização da companhia e consequentemente aumento nas tarifas. O Governo Municipal já sinalizou apoio aos aditivos do contrato que deverão garantir mais de R$ 6 milhões em contrapartidas. Sandra Wagner (PSB) já se posicionou contra a proposta de aditivo no contrato. O contrato precisará passar pelo plenário da Casa para votação.

CURSO PRÉ-VESTIBULAR
A proposta do vereador Ricardo Bergmann Landim (PSL) de criar no município um curso pré-vestibular para estudantes de baixa renda foi incluído no planejamento orçamentário do Município para 2022. O próximo passo será a inclusão de emenda impositiva do parlamentar para garantir recursos junto a Lei Orçamentária Anual. O vereador tem buscado junto aos demais vereadores recursos por meio de indicação para ampliar o orçamento e tirar do papel a proposta. Desde o início do mandato, Landim defende o projeto e busca formas de apoio aos jovens que tentam vagas em universidades.

Olá Jornal