Coluna do Olávo desta quarta-feira, 14 de abril de 2021

Olá Jornal
abril14/ 2021

TESTES, TESTES E TESTES
A testagem em massa da população volta ao debate nas cidades, para conseguir retomar atividades econômicas. Na última semana, o Reino Unido anunciou que vai realizar testes rápidos em toda a população de forma semanal. O objetivo é identificar casos positivos e garantir o isolamento. Outros países europeus também retomam a testagem em massa da população para conseguir diminuir as medidas restritivas de circulação. Na última semana, durante a tribuna livre da Câmara de Vereadores, o empresário Rogério Göttems, do movimento independente “Faça a sua Parte”, também defendeu a realização de testes rápidos na população. Lá no início da pandemia, a recomendação da própria Organização Mundial da Saúde (OMS) era de testar ao máximo a população para controlar a doença.

EMPRESÁRIOS E VACINAS
A compra de vacinas por empresas privadas tem dividido a opinião também no meio empresarial. Empresários locais afirmam que se pudessem comprariam as doses, no entanto, a preocupação é com a possível responsabilização por eventuais reações que possam ocorrer. O cenário de insegurança desencoraja os empresários que temem futuras ações trabalhistas. Já a maior indústria do município, Alliance One, afirma que caso haja liberação para aquisição de vacinas, irá avaliar esta possibilidade. A companhia também reforça que está alinhada às diretrizes propostas pelos órgãos competentes, tendo adequado suas operações para atuar com foco na prevenção, priorizando a saúde de seus empregados, fornecedores, clientes, produtores de tabaco e da comunidade em geral. “A Alliance One acredita na vacinação como estratégia coletiva essencial para o combate à pandemia de Covid-19”, afirma.

VOLTA ÀS AULAS EM EMEIS
Durante a passagem do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) na Câmara de Vereadores, para apresentar o relatório de ações dos 100 primeiros dias de governo, o gestor defendeu o retorno às aulas presenciais nas Emeis. Conforme o prefeito, os educandários do Município estão prontos para retomar as atividades, mas aguarda decisões judiciais que proíbem o retorno das aulas na rede de educação infantil. Além disso, Jarbas defende a vacinação contra a Covid-19 para os profissionais de educação, entretanto, o Município depende do Plano Nacional de Imunizações (PNI). O planejamento estipula os planos prioritários de vacinas contra o novo vírus.

PRIMEIROS DIAS
Por falar nos 100 primeiros dias de Governo, o combate à pandemia foi o principal programa da nova gestão. Seja pelos investimentos necessários para dar suporte aos cidadãos, apoio ao Hospital São Sebastião Mártir e outras ações de enfrentamento ao vírus. Aliado a isso, as ações nestes dias englobam o plano de imunização contra a Covid-19. Mesmo assim, em Venâncio Aires avançaram pautas e projetos para o futuro, como a compra de uma nova área para o distrito industrial, andamento em licitações de infraestrutura e novo financiamento para compra de máquinas.

SUPORTE GAÚCHO
O governador Eduardo Leite sancionou nesta segunda-feira, 12, o projeto que cria o auxílio emergencial gaúcho. Projeto beneficia trabalhadores e empresas dos setores de alimentação, hospedagem, eventos, pessoas desempregadas e mulheres chefes de família, com repasses em duas parcelas: de R$ 1 mil cada uma para empresas de alimentação, alojamento e eventos do Simples e de R$ 400 cada para microempreendedores individuais, desempregados. Nos próximos dias será publicado o decreto regulamentando o auxílio e detalhando todo o processo desde a solicitação até o pagamento, que deve começar em aproximadamente 30 dias.

Olá Jornal