Coluna do Olávo desta quarta-feira, 10 de novembro

Olá Jornal
novembro10/ 2021

TABACO EM DEBATE
O Olá Jornal, veículo de imprensa credenciado pelo Organização Mundial da Saúde (OMS) para acompanhar a 9ª Conferência das Partes para o Controle do Tabaco (COP9), realiza cobertura exclusiva dos debates que ocorrem este ano em formato virtual. O jornal tem autorização para assistir parte dos debates, um novo momento, já que durante as conferências presenciais ao longo das outras oito edições a imprensa estava fora dos espaços de discussões. O avanço é significativo e coloca mais transparência, algo muito cobrado pelos jornalistas no evento global. O ano é importante para o jornalismo em realizar a cobertura da COP, já que os representantes da cadeia produtiva ficam de fora dos debates, dificultando o acesso às informações. Ao longo da semana, até sábado, 13, todos os detalhes do tratado global de combate ao tabagismo podem ser acompanhados nas plataformas digitais do Olá Jornal e no site olajornal.com.

Jornalistas acompanham debates da COP9 pela primeira vez na conferência. Olá Jornal é um dos cinco veículos credenciados para acompanhar

REBRITADOR
A Prefeitura de Venâncio Aires abriu processo de licitação para a compra de um rebritador móvel que será alocado na Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, através de financiamento junto ao Banco do Brasil. O equipamento será utilizado para fornecimento de brita para a manutenção de estradas não pavimentadas. A estimativa de investimento alcança os R$ 815,7 mil. A sessão de pregão eletrônico ocorre no próximo dia 23, às 9h.

ADITIVOS DA CORSAN
A Prefeitura de Venâncio Aires discute o encaminhamento de aditivos no contrato da Corsan, exigência para o Marco Regulatório do Saneamento e para o futuro da empresa com a privatização. Os municípios precisam realizar atualização das metas e capacidade financeira da Corsan para cumprir as determinações da legislação e os impactos repassados aos contribuintes. O assunto tem sido ampliado nos municípios da região também. Os novos aditivos passarão por análise também na Câmara de Vereadores. Do Legislativo Municipal, nesta segunda-feira, o vereador Elígio Weschenfelder (PSB), já encaminhou ao Executivo um Pedido de Informações, buscando respostas sobre o andamento do novo contrato. O parlamentar solicita envio do estudo de impacto do aditivo nas tarifas em Venâncio, o retorno previsto para a cidade e se será realizada audiência pública para discutir os novos contratos com a estatal. O Sindiágua sugere amplo debate sobre o assunto e envolvimento dos vereadores nas discussões, afirmando que a privatização da Corsan poderá resultar em aumento das tarifas e o fim do fundo de gestão compartilhada. O assunto será ampliado até dezembro.

GÁS NATURAL
O presidente da Câmara de Vereadores, Tiago Quintana (PDT), pretende encabeçar campanha para garantir que as tubulações de gás natural cheguem ao Vale do Rio Pardo. O investimento é imporante para a indústria. Hoje a infraestrutura vai até Triunfo. Em conversa com o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Edson Brum (MDB), uma audiência pública em Venâncio Aires é articulada para o início de dezembro com lideranças para discutir o tema e garantir investimentos deste tipo.

Olá Jornal